Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Robô de três pernas imita andar do ser humano

Redação do Site Inovação Tecnológica - 04/10/2007


Pesquisadores da Universidade da Virgínia, nos Estados Unidos, apresentaram um novo robô de três pernas capaz de andar de forma extremamente estável. Batizado de Strider, o novo robô tira partido da força da gravidade, como nós humanos, para economizar energia a cada passo - com a diferença de que seu corpo dá uma cambalhota cada vez que uma das suas três pernas se move.

O Strider lembra um pouco os robôs do filme Guerra dos Mundos. Para se mover, ele transforma duas de suas pernas em apoios, girando seu corpo nesses apoios e projetando a terceira perna para a frente. Assim que a terceira perna atinge o chão, as juntas são travadas e ele fica estável novamente.

Apesar de simpático, e de um jeitão de andar esquisito que não lembra nenhum ser encontrado na natureza, os pesquisadores ressaltam a inspiração no ser humano para a movimentação do Strider.

"O modo de andar do Strider é mais próximo ao do andar humano do que a maioria dos robôs humanóides que nós vemos hoje," afirma o pesquisadore Dennis Hong, coordenador do projeto. "É assim que os humanos andam, nós não controlamos ativamente nossos joelhos, nós apenas os fazemos dobrar-se."

O objetivo da pesquisa é desenvolver sensores para que os robôs possam se movimentar de forma segura em ambientes de difícil acesso, como a superfície da Lua ou de Marte, por exemplo.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Robôs
  • Robôs Assistentes
  • Robôs Espaciais
  • Biomecatrônica

Mais tópicos