Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Destaques e Imagens

Casa ecologicamente correta tem emissão zero de carbono

Redação do Site Inovação Tecnológica - 01/07/2007

Casa ecologicamente correta tem emissão zero de carbono

Em 2016, a legislação do Reino Unido exigirá que as novas casas construídas sejam energeticamente mais eficientes e neutras no tocante à emissão de carbono. Hoje as residências são responsáveis por 27% da emissão de CO2 dos cinco países que compõem aquele bloco.

Auto-geração de energia

Para auxiliar a alcançar esse objetivo, a empresa Kingspan Lighthouse apresentou a primeira residência que alcança o nível 6 nas exigências impostas pela nova legislação, chamada de Código para Residências Sustentáveis. O nível 6 é o mais alto e significa que a residência é totalmente neutra quanto à emissão de carbono e gera toda a energia de que necessita para que seus moradores vivam confortavelmente.

Para gerar sua própria energia, a casa de dois quartos conta com painéis solares fotovoltaicos e um biodigestor. As paredes têm um isolamento térmico que não apenas protege seus moradores contra o frio do inverno, mas que também impede que a casa perca calor. Quando os moradores estão fora, a energia gerada pode ser enviada para a rede de distribuição da cidade, gerando uma receita extra.

No verão, um equipamento de coleta e direcionamento do vento faz a refrigeração da casa, que conta ainda com um sistema de coleta de água da chuva. Um sistema informatizado informa aos ocupantes quando alguma energia está sendo desperdiçada na casa.

Segundo a empresa, o custo de construção da nova casa ecologicamente correta e auto-suficiente em energia elétrica é cerca de 40% superior ao de uma casa tradicional com as mesmas dimensões.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Edifícios Inteligentes
  • Impactos sobre o Meio Ambiente
  • Desenvolvimento Sustentável
  • Construção Civil

Mais tópicos