Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Destaques e Imagens

Observatório móvel terá telescópios carregados em caminhão

Redação do Site Inovação Tecnológica - 20/08/2007

Observatório móvel terá telescópios carregados em caminhão

[Imagem: ESO]

Telescópio móvel

Um observatório astronômico terrestre, composto de 66 telescópios móveis de alta precisão, e capaz de varrer as profundidades do universo com uma precisão 10 vezes maior do que o telescópio espacial Hubble.

Este é o ALMA - uma sigla para "Atacama Large Millimeter/Submillimeter Array" - que está sendo construído no deserto de Atacama, no Chile.

Mais do que sua precisão e do gigantismo do projeto, contudo, o que torna o ALMA diferente de todos os outros observatórios é o fato de que ele é móvel.

As diversas antenas do radiotelescópio podem ser rearranjadas em configurações super compactas, com todas elas comprimidas em um espaço de 150 metros, até configurações nas quais as antenas se espalham por uma área de 15 quilômetros quadrados.

Para isso, estão sendo construídos dois veículos gigantescos, uma espécie de caminhão-trator de 28 rodas e pesando 130 toneladas cada um. O primeiro desses veículos acaba de ficar pronto e passar por todos os testes.

Observatório móvel terá telescópios carregados em caminhão

[Imagem: ESO]

Carregando antenas

Os dois caminhões serão capazes de transportar as diversas antenas, cada uma pesando 115 toneladas, para as suas posições, rearranjando a disposição do telescópio conforme a necessidade das observações que estiverem sendo conduzidas.

Os dois motores de 750 HP cada deverão perder metade da potência que apresentam ao nível do mar quando estiverem em operação a 2.900 metros de altitude.

Isso acontece devido à menor quantidade de oxigênio presente na atmosfera nessa altitude. Mesmo assim, cada um dos dois veículos será capaz de posicionar as antenas com uma precisão milimétrica.

A alteração da posição relativa das antenas permite a realização de diferentes modos de observação, de forma parecida com as lentes de zoom em uma câmera fotográfica.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Telescópios
  • Veículos
  • Universo e Cosmologia
  • Exploração Espacial

Mais tópicos