Destaques e Imagens

A Internet se parece com um dente-de-leão

Redação do Site Inovação Tecnológica - 03/09/2007

Novo mapa da Internet mostra topologia parecida com dente-de-leão

Este é o mais novo mapa da Internet, gerado por uma série de novos algoritmos desenvolvidos por cientistas da computação da Universidade de San Diego, Estados Unidos. Ao invés de um emaranhado de pontos e linhas, como a maioria dos mapas anteriores, o resultado agora se parece com uma delicada flor. Nada melhor para expressar o incrível florescimento da Internet.

Mapa da Internet

O objetivo não era gerar uma imagem precisa, mas criar um mapa capaz de reter a características principais da rede em um gráfico que deixasse uma possibilidade mínima de visualização inteligível.

Os pesquisadores também não estavam querendo criar arte. Os mapas sobre as conexões da Internet são essenciais para uma série de pesquisas, incluindo medidas de segurança e otimização do tráfego dos dados. "Nosso trabalho permite aos cientitas da computação experimentar com uma grande quantidade de gráficos aleatórios que expressam as características da Internet," explica a pesquisadora Priya Mahadevan.

Topologia da Internet

"Este trabalho também é útil para determinar a sensibilidade de técnicas específicas - como os protocolos de roteamento e os controles de congestionamento - na topologia da rede e para efetuar variações na topologia da rede," conclui ela.

O código-fonte dos programas que geraram o mapa estão sendo colocados em disponibilidade na forma de software-livre, com o que os pesquisadores esperam aumentar o número de estudiosos dedicados a encontrar melhores formas de gerenciamento da Internet (veja link abaixo).

Artigo: Orbis: Rescaling Degree Correlations to Generate Annotated Internet Topologies