Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Destaques e Imagens

Árvores solares de Viena mesclam arte e tecnologia

Redação do Site Inovação Tecnológica - 08/10/2007

Árvores solares de Viena mesclam arte e tecnologia
A luz dos carros na rua provoca um efeito de ilusão de óptica, que dá a impressão de que a imagem está cortada embaixo.
[Imagem: Ross Lovegrove]

A energia solar mantém toda a vida na Terra. Ainda não fomos capazes de imitar a fotossíntese e nossos aparatos de conversão dessa energia luminosa em energia elétrica para manutenção não de nossa vida biológica, mas de nossa civilização, ainda não são eficientes o bastante. Pelo menos não do ponto de vista do "mercado".

Investimentos em energia solar

Nenhuma tecnologia nasceu barata. Para que a energia solar venha a se tornar uma opção viável economicamente, é necessário a manutenção dos investimentos em pesquisa e desenvolvimento. E esse direcionamento de recursos envolve decisões políticas.

Daí a importância da mostra que começa nesta segunda-feira em Viena, na Àustria. Criadas pelo artista Ross Lovegrove, essas árvores artificiais são compostas por "folhas" que contêm um painel fotovoltaico na parte superior e um lâmpada na parte inferior. Um sistema de baterias acumula a energia coletada pelos painéis solares durante o dia. Quando o Sol se põe, as lâmpadas são acesas automaticamente, provendo iluminação durante toda a noite.

Arte e tecnologia

A arte fala por si só, principalmente pela beleza plástica das "árvores solares", mas a exposição da tecnologia valoriza uma das principais opções que temos em termos de energia limpa e com possibilidades de geração distribuída, sem dependência exclusiva de usinas geradoras gigantescas.

O armazenamento da energia solar por meio de baterias não é muito promissor ou, pelo menos, não é a melhor opção técnica com base na tecnologia atual. Mas o que importa é que a exposição ajuda a quebrar a falsa idéia de que energia solar não pode ser armazenada.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Energia Solar
  • Fontes Alternativas de Energia
  • Hidrogênio
  • Edifícios Inteligentes

Mais tópicos