Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Sistema de Visão Artificial é novo paradigma em vôo por instrumentos

Redação do Site Inovação Tecnológica - 26/10/2004

Sistema de Visão Artificial é novo paradigma em vôo por instrumentos

Pesquisadores da NASA estão desenvolvendo um novo sistema de visão para aviões que poderá significar que os pilotos do futuro voarão sempre em "céu de brigadeiro", qualquer que seja a condição climática. Será um novo paradigma para o vôo por instrumentos e o fim dos "vôos cegos".

Os cientistas do Centro de Pesquisas Langley acabam de fazer os primeiros testes com o seu "Synthetic Vision Systems" (sistema de visão artificial) a bordo de um jato executivo. Todas as tecnologias já haviam sido testadas a bordo de um Boeing 757.

O sistema dá ao piloto uma perspectiva eletrônica tridimensional do exterior da aeronave, tudo perfeitamente claro, qualquer que sejam as condições meteorológicas. Ele combina sinais de GPS com uma base de dados foto-realística para criar um desenho do céu e do terreno para a tripulação.

A versão que foi testada inclui uma ampla visão da topografia, um sistema de reconhecimento de voz, sensores avançados e um equipamento chamado Monitoramento da Integridade da Base de Dados, que garante a precisão do sistema utilizando os sensores para comparar o mundo real com as imagens sendo geradas.

Além disso, o sistema de visão artificial inclui um mapa dinâmico do aeroporto, que emite avisos à tripulação caso haja risco de se encontrar tráfego na pista.

Durante os vôos de testes, os pilotos voaram à noite ou com os vidros do avião totalmente cobertos, tendo que se guiar totalmente pelo novo sistema. As informações são mostradas tanto em telas sobre o painel, como em micro-telas presas junto aos olhos dos pilotos que, apesar de pequenas, permitem um enorme campo de visão.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Telas e Monitores
  • Realidade Virtual
  • Prevenção e Segurança
  • Aviões

Mais tópicos