Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

HP lança transmissor de rádio minúsculo mais potente que RFID

Redação do Site Inovação Tecnológica - 20/07/2006

HP lança transmissor de rádio minúsculo mais potente que RFID

A HP anunciou a criação de um novo chip de rádio que poderá representar um passo à frente dos RFID - minúsculos transmissores que estão começando a substituir os códigos de barras na identificação de produtos.

O chip - contendo transmissor de rádio, antena e memória - é menor do que um grão de arroz, o que torna possível sua inserção na maioria dos produtos comerciais, como remédios, aparelhos eletrônicos etc. Ele não precisa de bateria para funcionar.

Enquanto os chips RFID possuem alguns poucos bytes de memória - suficientes, na maioria das vezes, apenas para um código universal de identificação de um produto - o novo chip da HP, batizado de "Memory Spot", tem memória suficiente para guardar fotos, documentos e até um pequeno filme.

Outra grande vantagem é sua alta capacidade de transmissão de dados - 10 megabits por segundo, o que é 10 vezes mais rápido do que o famoso Bluetooth. O leitor/gravador poderá ser inserido em telefones celulares, PDAs, câmeras digitais, impressoras ou qualquer outro equipamento.

Para acessar a informação armazenada no Memory Spot, basta aproximar o leitor do chip. As ondas eletromagnéticas geradas pelo leitor alimentam o minúsculo chip, que passa então a transmitir os dados armazenados em sua memória.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Internet das Coisas
  • Processadores
  • Microeletrônica

Mais tópicos