Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Descoberto material capaz de armazenar hidrogênio em forma sólida

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/08/2006

Descoberto material capaz de armazenar hidrogênio em forma sólida

Cientistas coreanos anunciaram a descoberta de um novo material que consegue armazenar hidrogênio em forma sólida em condições ambientais normais de temperatura e pressão. Cientistas do mundo todo têm feito progressos nesta área, já que é uma unanimidade que tanques de alta pressão não conseguirão carregar hidrogênio suficiente para alimentar os carros do futuro.

Agora, a equipe do professor Ihm Ji-soon, da Universidade Nacional de Seoul, Coréia, é a primeira a anunciar a descoberta de um material com uma estrutura molecular capaz de armazenar hidrogênio em temperatura normal e sem pressurização.

O novo material consegue armazenar hidrogênio suficiente para mover um automóvel pela mesma distância que um volume equivalente de gasolina consegue fazer hoje.

A equipe do Dr. Ihm descobriu que o hidrogênio pode ser armazenado em estado sólido em temperaturas e pressões ambientais normais simplesmente adicionando um átomo de titânio a um polímero. O material atinge uma eficiência de armazenamento de 7,6%, superior ao padrão estabelecido como mínimo pelo Departamento de Energia dos Estados Unidos, que é de 6,5%.

A publicação dos resultados da pesquisa já está atraindo a atenção de fabricantes de automóveis do mundo todo, uma vez que os especialistas previam a descoberta de um material prático para o armazenamento sólido de hidrogênio apenas para os próximos 10 anos.

Agora o novo material terá que passar pelos testes de viabilidade econômica, antes que ele possa ajudar a inicar a era do hidrogênio nos automóveis.

Bibliografia:

Artigo: Combinatorial Search for Optimal Hydrogen-Storage Nanomaterials Based on Polymers
Autores: Hoonkyung Lee, Woon Ih Choi, Jisoon Ihm
Revista: Physical Review Letter
Data: 4 August 2006
Vol.: 97, 056104
DOI: 10.1103/PhysRevLett.97.056104
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Hidrogênio
  • Veículos Híbridos e Elétricos
  • Veículos
  • Células a Combustível

Mais tópicos