Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Jato espacial fará viagens com turistas espaciais

Redação do Site Inovação Tecnológica - 18/06/2007

Jato espacial fará viagens com turistas espaciais

A empresa européia EADS Astrium anunciou seus planos para colocar turistas espaciais em órbita em 2012. A novidade é que, ao invés de usar foguetes, o plano é utilizar um novo tipo de jato espacial, capaz de decolar de um aeroporto, como um jato comum.

Jato espacial

Enquanto os raros turistas espaciais hoje precisem gastar cerca de US$20 milhões por viagem a bordo dos foguetes russo Soyuz, a EADS planeja cobrar pouco mais de US$200 mil por um vôo orbital de uma hora e meia.

O jato espacial irá decolar de um aeroporto, como um jato comum, utilizando turbinas tradicionais. Quando atingir uma altitude de 12 quilômetros, as turbinas serão desligadas e será acionado um motor-foguete. Em cerca de um minuto e meio o jato deverá atingir 60 quilômetros de altitude.

Os motores serão então desligados, mas o impulso será suficiente para levar o jato espacial até uma órbita baixa de cerca de 100 quilômetros, de onde os passageiros poderão vislumbrar a curvatura da Terra e desfrutar de um ambiente de micro-gravidade.

Falta 1 Bilhão

Pequenos motores de posicionamento permitirão ajustes na órbita e o acerto necessário para a reentrada. Quando atingir uma altitude adequada, as turbinas serão religadas para um pouso tradicional.

"Nós estamos oferecendo um sistema rentável e agendamos até o início de 2008 para encontrar parceiros industriais para dividir o risco, investimentos privados de cerca de 1 bilhão de Euros e um operador para a viagem. Nós não o construíremos sem isso," afirmou o dono da idéia, Francois Auque.

Otimista, ele afirma que 15.000 passageiros deverão entrar em órbita a bordo dos seus jatos espaciais até 2020.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Aviões
  • Exploração Espacial
  • Foguetes
  • Sondas Espaciais

Mais tópicos