Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Microsoft Office sem Microsoft Windows

Redação do Site Inovação Tecnológica - 01/04/2002


A empresa Codeweavers anunciou o lançamento de um produto que poderá facilitar a migração de usuários do Windows para o Linux. O programa, chamado CrossOver Office, permite que se rode o Microsoft Office e o Lotus Notes diretamente no Linux.

Um dos grandes entraves à adoção do Linux em ambientes empresariais tem sido a necessidade de treinamento dos usuários: a imensa maioria dos funcionários trabalha diariamente com ferramentas como o Microsoft Office. O custo com o treinamento para a utilização de outros programas, assim como a conversão dos arquivos já existentes, muitas vezes ultrapassa o custo com a compra do sistema operacional. Já existem programas similares, de operação praticamente idêntica, mas a cultura, a fidelidade à marca e o medo dos usuários com o que é novo tem mantido a clientela da Microsoft.

O programa agora lançado aposta na simplicidade para cativar usuários, uma vez que, com o CrossOver Office é possível acionar-se diretamente o Microsoft Office ou o Lotus Notes a partir da interface do Linux. O programa foi construído a partir do WINE ( Wine Is Not a Emulator), não sendo portanto um emulador. Já existem bons emuladores no mercado, mas os preconceitos contra eles são muitos, principalmente com o argumento de que tornam a máquina lenta.

Segundo a empresa, ainda neste ano serão disponibilizadas ferramentas para outros pacotes de software escritos para Windows. Não foram divulgados quais seriam estes programas. O CrossOver Office custa US$54,95.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Software Livre
  • Computadores
  • Software e Programação
  • Sites de Pesquisa

Mais tópicos