Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Estação Médica Digital

Agência USP - 04/06/2003

Estação Médica Digital

A Disciplina de Telemedicina da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) estará apresentando, no próximo dia 10 de junho, às 14 horas, durante a abertura da Hospitalar 2003, no Expo Center Norte, em São Paulo, um projeto da Estação Digital Médica, uma ação integrada entre instituições para criação de uma rede logística, destinada a otimizar os recursos de saúde através da disponibilização de teleducação interativa e tele-assistência, baseada em videoconferência e Internet. A Estação ficará localizada no Pavilhão Vermelho, num stand de 220 metros quadrados, e terá a participação da Escola Politécnica da USP e do Incor (Instituto do Coração).

Segundo o Prof. Dr. György Böhm, titular da Disciplina de Telemedicina e presidente do Conselho Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde, a Estação Digital Médica é uma proposta de educação continuada e transmissão de eventos médicos à distância. A idéia é integrar instituições de educação médica, hospitais e profissionais da saúde, democratizando o conhecimento e otimizando recursos. "Com essa iniciativa, possibilitaremos às regiões mais distantes do Brasil o acesso à informação e à tecnologia, somente disponíveis nos grandes centros", ressaltou Böhm, que fará a palestra de abertura sobre o tema "Telemedicina e Saúde no Brasil", com transmissão para as cidades de Rio Branco, Fortaleza e Curitiba.

A Disciplina de Telemedicina foi implantada na Faculdade de Medicina da USP, em 1998. Trata-se de uma nova especialidade médica que tomou dimensões globais com a utilização da Internet e Web no conjunto das ações de saúde, envolvendo a medicina assistencial, a pesquisa, a educação e a atualização na área da saúde.

A Escola Politécnica da USP possui um Núcleo de Telemedicina em seu Laboratório de Sistemas Integráveis, que atua na pesquisa e desenvolvimento de sistemas integrados e suas aplicações na prática da saúde à distância. Dentre os projetos, destacam-se simuladores de procedimentos invasivos baseados na realidade virtual, servidores de informação em saúde e a rede ONCONET de apoio ao tratamento do câncer infantil.

O Incor vem desenvolvendo, com apoio dos órgãos de fomento à pesquisa (Fapesp, CNPq e Finep) e da Fundação Zerbini, projetos na área de Telemedicina. O objetivo principal desses esforços é oferecer os recursos tecnológicos necessários para, de maneira eficiente, permitir a transmissão de informações médicas, tais como sinais, imagens e videoconferência, possibilitando ações em Medicina à distância.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Saúde e Reabilitação
  • Realidade Virtual

Mais tópicos