Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Programa de simulação desenha sistema público de transporte do futuro

Redação do Site Inovação Tecnológica - 25/05/2004

Programa de simulação desenha sistema público de transporte do futuro

Pesquisadores do instituto CSIRO, da Austrália, desenvolveram uma nova ferramenta de simulação para estudar o movimento de passageiros e veículos ao longo de vias públicas e sistemas de transporte urbano. Além da análise do fluxo de passageiros, o programa permite um controle sem precedentes sobre os horários de saída e chegada de ônibus e trens.

O software, chamado RTSim ("Rapid Transit Simulator": simulador de trânsito rápido), permite aos engenheiros e urbanistas o estudo detalhado dos efeitos de alterações no projeto e nos parâmetros de operação do sistema de transporte público.

"Nós podemos estudar o efeitos de alterações de características, como comprimento das plataformas, alinhamento das vias e velocidade média dos veículos. Nós podemos também simular o fluxo de passageiros para entender como o sistema poderá responder a diferentes demandas," explica o matemático Phil Kilby, um dos autores do novo programa.

A análise pormenorizada do sistema mostra que até mesmo detalhes simples, como a forma como as passagens de trens e metrô são vendidas, altera o volume de tráfego que sistema público de transportes pode suportar.

Mas também demonstra que um sistema mais eficiente pode atender aos passageiros não pela ordem de chegada, mas pelo seu destino: isto permite, por exemplo, que as composições otimizem cada jornada, fazendo um menor número de paradas e levando cada passageiro ao seu destino mais rapidamente.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Simuladores
  • Veículos
  • Supercomputadores
  • Software e Programação

Mais tópicos