Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Estudante comprova a viabilidade do computador mais simples possível

Redação do Site Inovação Tecnológica - 25/10/2007

Estudante comprova a viabilidade do computador mais simples possível

Um estudante de 20 anos resolveu um problema matemático que nem mesmo o seu proponente, o pesquisador Stephen Wolfram, tinha certeza de que seria solucionável. A solução terá importantes desdobramentos para a eletrônica molecular e, eventualmente, permitirá a construção de nanocomputadores.

Máquina de Turing

O inglês Alex Smith venceu o concurso proposto por Wolfram e recebeu um prêmio de US$25.000,00 ao conseguir demonstrar que uma máquina de Turing extremamente simples - teoricamente a mais simples possível - era também um computador de uso geral.

A máquina de Turing simplificada foi teorizada por Wolfram em seu livro Um Novo Tipo de Ciência. "E, embora não haja dúvida de que é muito difícil de se provar, parece que esta máquina de Turing, no fim das contas, poderá ser universal," diz ele no livro.

Computador universal

Mas, como ele próprio não conseguiu desenvolver esta prova, ele lançou o desafio para que matemáticos ou grupos de matemáticos resolvessem o problema, demonstrando se sua máquina hipótética seria ou não um computador universal.

"Eu não tinha idéia de quanto tempo levaria para que alguém ganhasse o prêmio," diz Wolfram. "Poderia levar um ano, uma década ou mesmo um século." Afinal, o trabalho de 40 páginas de Smith resolve uma questão de mais de 50 anos.

Computador molecular

A demonstração matemática prova que a máquina, apesar de extremamente simples, pode resolver qualquer cálculo computacional feito por um computador de uso geral. Para isso, basta que ela seja suprida com a memória necessária e lhe seja dado o tempo adequado.

Por ser extremamente simples, o cientista acredita que a máquina poderá vir a ser montada em escala molecular, dando origem a um computador molecular capaz de efetuar cálculos como os computadores tradicionais.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Computadores
  • Software e Programação
  • Computação Quântica
  • Criptografia

Mais tópicos