Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Cerâmica super-elástica

Redação do Site Inovação Tecnológica - 25/09/2001


Pesquisadores do National Institute for Materials Science, em Tsukuba, no Japão, anunciaram a descoberta de uma cerâmica super-plástica, capaz de manter a nova forma após esticada até dez vezes seu tamanho original.

Mesmo as cerâmicas plásticas até agora conhecidas quebram se manipuladas muito rapidamente. O novo material pode ser manipulado até mil vezes mais rapidamente sem se partir. A descoberta abre novas perspectivas para a utilização de técnicas de moldes, tradicionais em metais e polímeros, também para materiais cerâmicos.

As cerâmicas são principalmente formadas por silicatos; cerâmicas especiais contém vários elementos, inclusive metais, em diferentes proporções. O maior objetivo desses elementos é retirar o comportamento quebradiço que as cerâmicas comuns apresentam. Dada sua grande resistência a altas temperaturas, as cerâmicas já são largamente utilizadas em motores e turbinas. Mas a principal característica da cerâmica super-plástica descoberta no Japão está em suas características físicas e não nas químicas. A plasticidade ocorre quando os grãos formadores do material conseguem deslizar uns sobre os outros. Quanto menor forem os grãos, maior plasticidade o elemento apresenta. A cerâmica apresentada possui grânulos de um micrômetro de diâmetro.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Cerâmicas
  • Polímeros
  • Compósitos
  • Indústria Química

Mais tópicos