Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Mecânica

Mini-carro de três rodas para transporte urbano

Redação do Site Inovação Tecnológica - 20/04/2004

Mini-carro de três rodas para transporte urbano

Um grupo de cientistas europeus está desenvolvendo um novo veículo com o objetivo de solucionar a maioria dos problemas de trânsito das grandes cidades. O veículo, que mede apenas um metro de largura, combina a segurança de um micro-carro com a maneabilidade de uma motocicleta. Além de ser menos poluente e gastar menos combustível.

O CLEVER ("Compact Low Emission Vehicle for Urban Transport": veículo compacto com baixa emissão de poluentes para transporte urbano) é um projeto de £1,5 milhão envolvendo nove parceiros da indústria e que está sendo desenvolvido na Universidade de Bath (Inglaterra).

O objetivo é a construção de um veículo de três rodas, que se destaque pelo estilo, totalmente fechado e com assentos para o motorista e um passageiro. O CLEVER deverá ter uma velocidade máxima de 80 quilômetros por hora e possuir um chassi que proteja seus ocupantes no caso de acidente.

O novo veículo se diferencia das tentativas anteriores de construção de um carro urbano por ser totalmente fechado em um monobloco metálico, com cuidados especiais de segurança, além do design inovador. Seu teto tem a mesma altura que os carros convencionais. O passageiro senta-se atrás do motorista. Os projetistas esperam conseguir lançar o CLEVER a um custo significativamente mais baixo do que um carro convencional.

Os pesquisadores estão criando um novo conceito de chassi ativo que mantém a estabilidade do veículo nas curvas. O sistema hidráulico ativo de inclinação é controlado eletronicamente e mantém o veículo estável em baixas e altas velocidades. O próprio veículo controlará a intensidade da inclinação automaticamente, ao contrário de uma motocicleta, cuja inclinação é determinada pelo corpo do motociclista.

O CLEVER será alimentado por gás natural comprimido e deverá ter um consumo equivalente a 66 quilômetros por litro de gasolina.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Veículos
  • Design

Mais tópicos