Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Novo chipset Intel controlará até 16 processadores

Redação do Site Inovação Tecnológica - 08/09/2001


A norte-americana Intel tem feito altos investimentos em processadores de alto desempenho, através de suas linhas Itanium e Xeon. Mas aplicações intensivas em cálculos exigem sistemas multiprocessados. Esse é o grande hiato existente a linha PC que a Intel disseminou pelo mundo e os "mainframes", máquinas super rápidas que chegam a ter milhares de processadores trabalhando simultaneamente.

O primeiro passo para criar PCs multiprocessados deverá ser dado com o lançamento do novo chipset 870, planejado para estrear no início de 2.002. Chipset é um processador que vai na placa-mãe do PC e é responsável por fazer com que os diversos componentes da placa, como memória, discos e o próprio processador, se entendam. O novo 870 deverá permitir a construção de sistemas com até 16 processadores trabalhando simultaneamente.

Mas 16 não é o limite para a tentativa da Intel de abocanhar o mercado de servidores. A empresa planeja licenciar para os seus parceiros (fabricantes OEM ) uma nova tecnologia de transmissão de dados entre os chips que poderá, num primeiro momento, permitir a construção de sistemas com até 256 processadores. A tecnologia permite a construção de blocos de hardware, ou seja, permite escalabilidade para o projeto. O chip da Intel possui seis portas que permitem comunicação em mão-dupla a 6,4 gigabits cada uma. Isto resulta numa banda de transferência de dados de 76,8 gigabits.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Processadores
  • Computadores
  • Microeletrônica
  • Software e Programação

Mais tópicos