Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Robô ajuda na recuperação de movimentos

Redação do Site Inovação Tecnológica - 07/09/2001


O robô Manus, construído pelo MIT - Massachusetts Institute of Technology, comprovou benefícios na recuperação de pacientes que necessitavam restabelecer movimentos dos braços. O robô já havia sido testado, mas agora, os pesquisadores concluíram uma bateria completa de testes, envolvendo 56 pacientes. Estes testes vieram comprovar que os resultados iniciais animadores não eram apenas circunstanciais. Os testes envolveram pacientes que haviam sofrido derrame cerebral e tido perdas nos movimentos. O robô, no estágio atual, auxilia apenas no movimento dos braços. Agora, contudo, com os resultados alcançados, os cientistas irão continuar o desenvolvimento, para que o tratamento possa também incluir pernas, pulsos e mãos.

Manus opera da seguinte forma: o paciente senta-se a uma mesa e tem seu braço e punho presos ao braço do robô. Uma tela de computador dá instruções ao paciente para que ele faça determinado movimento. Se o movimento não ocorrer, Manus move o braço do paciente. Se o paciente começa a mover o braço por conta própria, o robô provê assistência e orientação, auxiliando o movimento.
Pacientes que receberam a ajuda do robô tiveram o dobro da taxa de recuperação dos que não se submeteram ao tratamento.

Manus será utilizado também como auxílio no ensino. Ele pode gravar como um neurologista experiente faz determinado tratamento ou movimento e, então, repetir o movimento para os alunos. Se duas unidades do Manus forem conectadas, o professor poderá colocar seu próprio braço num equipamento e "sentir" como os alunos estão atuando no outro.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Saúde e Reabilitação
  • Saúde e Reabilitação

Mais tópicos