Eletrônica

Cristal-líquido orgânico

Redação do Site Inovação Tecnológica - 07/09/2001

O processo de produção de cristais é conhecido e largamente empregado. Tecnicamente conhecido como "cultivo" é, por exemplo, utilizado na fabricação de diamantes industriais e cristais de quartzo para fabricação de fibras óticas. O processo se dá com o crescimento do material átomo a átomo, cristalizando o novo material sob alta pressão.

Mas a produção de materiais sólidos molécula por molécula, necessária para a utilização de compostos orgânicos, não havia sido conseguida de maneira prática e barata. Mas isso parece ter sido resolvido pela equipe do pesquisador David Patrick, da Eastern Washington University, Estados Unidos. Eles conseguiram produzir filmes com apenas uma molécula de espessura em um substrato de 1 cm2.

O trabalho, descrito na publicação Physics Review Letters, consistiu na dissolução de moléculas orgânicas em uma solução de cristal líquido a 100o C. Essa solução foi colocada num vasilhame contendo, ao fundo, uma placa de grafite. Um campo magnético foi então aplicado no entorno do vasilhame, fazendo com que o cristal líquido se alinhasse ao longo do campo magnético. Com o resfriamento da solução, as moléculas orgânicas aderiram ao substrato de grafite, mas em um perfeito alinhamento, devido à influência das moléculas de cristal líquido, as quais não foram atraídas para o grafite.

O próximo passo da pesquisa consiste em se trabalhar com moléculas orgânicas semicondutoras. O alinhamento conseguido irá aumentar muito o desempenho do material, que promete ser a base dos produtos eletrônicos do futuro, principalmente telas e mostradores.