Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Mapa da terra em 3 dimensões

Redação do Site Inovação Tecnológica - 07/09/2001


Com a ajuda do radar alemão X-SAR/SRTM, construído pela DaimlerChrysler Aerospace AG, de Munique, a NASA está mapeando a terra em três dimensões. A bordo do ônibus espacial Endeavour, o trabalho começou na semana passada e deverá se estender por 11 dias.

A observação da Terra a partir de um ponto em sua órbita pode ser feito com vários instrumentos. Os radares têm várias vantagens: eles trabalham durante o dia e durante a noite, eles passam através das nuvens e, na configuração planejada, eles permitem a geração de imagens tridimensionais da superfície da Terra. O método utilizado, chamado de interferometria por radar, é o método tecnologicamente mais avançado e mais efetivo para a aquisição de informações topográficas.

A idéia da missão nasceu de duas missões feitas com sucesso em 1.994, com a utilização de radares da série X-SAR. Combinado com o instrumento SIR-C, um radar multifreqüencial desenvolvido pela NASA, dados da superfície da Terra foram gravados pela primeira vez, com o objetivo de servir a pesquisas na área de Geociências. As duas missões mostraram que estes dados podem também ser utilizados para classificação do uso da terra, determinação da biomassa de florestas, cálculo da extensão de enchentes e vazamentos de óleo nos oceanos.

Durante os 11 dias da missão, planeja-se coletar dados da faixa entre +60 e -56 graus de latitude. Isso representará 80% da área seca da Terra.

Até agora, a melhor base de dados global provê dados a uma precisão de 1.000 metros e com uma precisão de 100 metros de altitude. Os sensores agora utilizados darão uma cobertura de 30 metros e um precisão de 6 metros de altitude. Essa nova base de dados irá oferecer uma infinidade de possíveis utilizações, por exemplo no campo da comunicação móvel, navegação, recursos aquáticos, gerenciamento de desastres ambientais (prevenção, gerenciamento e avaliação), planejamento de infra-estrutura de tráfego e previsão climática. Organizações de 25 países já manifestaram interesse por esses dados.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Monitoramento Ambiental
  • Imagens 3-D

Mais tópicos