Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Novos materiais criam nova sub-disciplina na Física

Redação do Site Inovação Tecnológica - 07/09/2001


Os chamados "materiais canhotos" ("left-handed media") já tinham sua existência prevista por um físico russo desde 1968, mas agora podem se tornar tecnicamente viáveis. Sua principal característica é se comportarem de maneira invertida em relação a tudo o que hoje é conhecido, quando submetidos à radiação eletromagnética. Um material com índice de refração negativa também é conhecido como um metamaterial.

Os professores Sheldon Schultz e David R. Smith, da Universidade da Califórnia, anunciaram a descoberta dizendo que, enquanto os novos materiais obedecem às leis da física, eles se comportam de maneira totalmente diferente. A Universidade já patenteou a descoberta e os cientistas esperam, além de fundar uma nova disciplina na Física, encontrar rapidamente aplicações industriais para sua descoberta.

A primeira aplicação do novo compósito deverá ser na fabricação de fornos de microondas. Se o mesmo material for projetado para ondas de luz, a luz que incidir no material poderá refratar de forma invertida; ou seja, raios de luz que divergem em uma lente construída de material normal, irão, ao contrário, se concentrar quando as lentes forem construídas desse novo material.

O novo material é construído por uma série de finos anéis de cobre alinhados com fios de cobre. O que o torna único é que o material possui uma constante dielétrica negativa e uma permeabilidade magnética também negativa. A constante dielétrica determina como uma substância interage com um campo elétrico e a permeabilidade determina como ela interage com um campo magnético. Uma vez que radiação eletromagnética contém tanto um campo elétrico quanto um campo magnético, a constante dielétrica e a permeabilidade entre esses campos, determina como o material interage com a luz.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Metamateriais
  • Compósitos
  • Fotônica
  • Cerâmicas

Mais tópicos