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Mecânica

Novo método de alinhamento de motores

Redação do Site Inovação Tecnológica - 07/09/2001


Há dois anos atrás, o professor Alex Slocum foi convidado para dar uma palestra para os engenheiros da Ford. A palestra, que resumiu os projetos de pesquisa em andamento no laboratório de engenharia mecânica do Dr. Slocum, iniciou um trabalho conjunto que terminou numa invenção que pode cortar custos de produção de motores de automóveis, além de ser a semente de uma tese de PhD no MIT.

Construindo um motor

A invenção é uma nova forma de alinhar um ou mais componentes de motores automotivos com extrema precisão. Essa operação é crítica para o desempenho do motor. Na produção de um motor partes principais, construídas separadamente, são presas: um furo é então feito no sentido do comprimento, entre as duas partes. Elas são novamente separadas para colocação do virabrequim e demais peças que vão no interior do motor."Quando as metades são remontadas (com o virabrequim no lugar) , é importante que elas estejam alinhadas com uma precisão de cinco milionésimos de metro em relação à posição em que estavam quando o furo foi feito, ou o motor não irá trabalhar adequadamente ou poderá quebrar." diz Martin L. Culpepper, estudante de graduação que participou do projeto.Atualmente, o fabricantes de motores resolvem o problema do alinhamento fazendo oito furos em cada uma das partes do motor, juntando-as então com a inserção de pinos cônicos nos furos. Entre outros problemas, esse procedimento é caro e requer a execução de 16 furos de precisão e 8 pinos cônicos. Mas a técnica do alinhamento através da inserção de pinos tem sido usada por séculos para se conseguir alinhamento. "Nosso trabalho poderá mudar radicalmente essa forma de pensar", diz Culpepper.

Novo enfoque

No novo enfoque, aguardando aprovação de patente, os componentes são alinhados através de 3 cavilhas esféricas que são pressionadas sobre uma das partes (as cavilhas substituem os tradicionais pinos cônicos). As cavilhas então "casam" com os 3 correspondentes furos cônicos da outra peça. (Esses furos podem ser feitos ao redor das bordas da peça, otimizando-se o processo tradicional).Entre os benefícios está o fato de que o novo processo é um terço mais barato do que o método atual, em parte porque ele emprega menos peças (3 cavilhas contra 8 pinos cônicos). Ele também pode ser facilmente integrado no processo de produção atual, porque os inventores desenvolveram um novo método que aproveita os equipamentos atuais. Finalmente, o novo método simplesmente é melhor do que o anterior. A precisão é cinco vezes maior no alinhamento.Culpepper, que está escrevendo sua tese de Phd sobre o novo método, alerta que o conceito já está sendo utilizado de forma limitada pela Ford. "A empresa está atualmente tomando as providências necessárias para colocá-lo totalmente em produção.

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