Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Argila pode dar novas propriedades e tornar o plástico biodegradável

Redação do Site Inovação Tecnológica - 07/09/2001

Argila pode dar novas propriedades e tornar o plástico biodegradável
A bentonita é uma argila composta sobretudo pelo mineral montmorilonita.
[Imagem: USGS]

Argila micronizada

Pesquisadores da Universidade do Estado da Pensilvâni, nos EUA, produziram plásticos com propriedades físicas totalmente novas, além de serem biodegradáveis.

O efeito foi conseguido com a dispersão de pequenas quantidades de argila natural micronizada durante o processo de produção - a micronização é a redução do material a um pó cujas partículas estão na faixa de escala dos micrômetros.

A adição da argila tornou o plástico menos permeável a líquidos e gases e mais resistente ao fogo, além de manter sua transparência.

A menor permeabilidade pode tornar o plástico PET, utilizado em garrafas de refrigerantes, adequado também ao armazenamento de cerveja e vinho.

Bentonita

A maior resistência ao fogo pode tornar o método de larga utilização na indústria, principalmente na produção de revestimentos para cabos e fios.

Isso porque os métodos atuais de produção de plásticos resistentes ao fogo utilizam bromo; esse metalóide retarda a combustão mas, caso chegue a se queimar, produz gases altamente tóxicos.

Para que o polímero possa se misturar quimicamente com a argila, esta deve ser inicialmente tratada com um sulfactante.

As pesquisas estão utilizando argilas naturais, como bentonita e montmorilonita. Mas os pesquisadores acreditam que produtos de maior valor agregado poderão exigir argilas sintéticas, devido ao maior controle sobre suas propriedades.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Cerâmicas
  • Polímeros
  • Processos Industriais
  • Compósitos

Mais tópicos