Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Abertas inscrições para Olimpíada Brasileira de Robótica

Agência Fapesp - 07/04/2009

Abertas inscrições para Olimpíada Brasileira de Robótica
Alunos e professores do ensino médio, técnico e fundamental já podem se inscrever, até 31 de julho, na terceira edição da Olimpíada Brasileira de Robótica.
[Imagem: Divulgação]

Estão abertas as inscrições, até 31 de julho, para a terceira edição da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), iniciativa pública sem fins lucrativos dedicada às escolas, professores e jovens brasileiros vinculados ao ensino fundamental, médio ou técnico.

Robótica educativa

A participação no evento, que espera envolver 50 mil alunos de todo o Brasil, é gratuita e as inscrições devem ser feitas pelo site da competição. Entre os objetivos está o de despertar e estimular o interesse pela robótica e áreas afins e promover a difusão de conhecimentos básicos sobre robótica de forma lúdica e cooperativa.

Os desafios da competição vão da realização de provas teóricas em âmbito nacional, em que os alunos resolvem problemas de robótica, a provas práticas de "sumô" entre robôs construídos pelos próprios estudantes, que serão disputadas entre equipes de até quatro estudantes orientados por um professor, além de parcerias com universidades, disponibilização de site com material de robótica pedagógica e fóruns para troca de experiência entre docentes.

Fases da competição

Todas as competições da olimpíada serão realizadas em duas fases. A primeira será disputada em nível regional, nas escolas selecionadas pela organização do evento.

A fase final envolverá os ganhadores da primeira fase em todo o país e ocorrerá em Brasília, em conjunto com mais dois eventos: a Competição Brasileira de Robótica, entre alunos de graduação, e o Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente, o principal evento científico em automação inteligente na América Latina, ambos de 20 a 23 de setembro.

Rumo a Cingapura

Os membros das equipes campeãs das provas práticas serão convidados a compor a Seleção Brasileira de Robótica, que participará do mundial da RoboCup Junior, que ocorrerá em Cingapura, em 2010.

A competição pretende ainda repassar conhecimentos básicos e esclarecer mitos sobre a área de robótica para estudantes de todos o níveis de escolaridade do país.

A promoção é da Universidade Estadual Paulista, da Sociedade Brasileira de Computação, da Sociedade Brasileira de Automática e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Mais informações podem ser obtidas no site da competição (http://obr.ic.unicamp.br).

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Eventos Científicos
  • Robôs
  • Micro e Nano Robôs
  • Robôs Assistentes

Mais tópicos