Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Ciência, tecnologia e inovação integram novos acordos com a Índia

Com informações do MCT - 31/03/2012


Acordo Brasil-Índia

Brasil e Índia assinaram seis acordos de cooperação, um deles relativo ao Programa Ciência sem Fronteiras, que visa levar cientistas brasileiros para o exterior.

Na cerimônia, na sede do governo indiano, o primeiro-ministro Manmohan Singh declarou que a parceria com o Brasil foi fortalecida no diálogo que manteve esta semana com a presidenta Dilma Rousseff.

A presidente brasileira também mostrou entusiasmo com o potencial comercial e de cooperação política e tecnológica.

Em busca da ampliação das relações comerciais e econômicas, os governos brasileiro e indiano adotaram uma parceria estratégica que engloba saúde, educação, ciência e tecnologia, defesa, agricultura, programas sociais e ambientais.

O objetivo é aumentar o comércio bilateral de US$ 9,12 bilhões, em 2011, para US$ 15 bilhões, até 2015.

O governo brasileiro incluiu a Índia como um dos destinos do Ciência sem Fronteiras, que tem como meta enviar 101 mil brasileiros a instituições de ensino superior no exterior até 2014. Dentre os Brics, é o segundo destino incluído na lista do programa - o primeiro foi a China.

Capital indiano

A presidente elogiou as pesquisas indianas nas áreas química e de medicamentos. Ela lembrou que no Brasil o esforço é para melhorar a qualidade do atendimento da saúde pública, o que depende também da distribuição de medicamentos.

Segundo ela, a parceria se estende ainda à venda de aeronaves com radar do Brasil para a Índia.

A presidente lembrou que no Brasil há pelo menos 33 indústrias de capital indiano e que a cooperação deve reunir os setores público e privado de ambos os países.

Disse ainda que é necessário diversificar a pauta bilateral, promovendo o intercâmbio nos setores de aeronaves, tecnologias da informação, medicamentos e equipamentos médico-hospitalares.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Políticas de Ciência e Tecnologia
  • Inovação nas Empresas
  • Investimentos
  • Aviões

Mais tópicos