Meio ambiente

Aeroecologia: nova disciplina estabelece novas fronteiras para estudo do meio ambiente

Redação do Site Inovação Tecnológica - 05/08/2008

Aeroecologia: nova disciplina estabelece novas fronteiras para o estudo do meio ambiente
A Aeroecologia pretende estudar todos os organismos que vivem entre a superfície do planeta e a fronteira com o espaço exterior.
[Imagem: Thomas H. Kunz]

O que determina o surgimento de uma nova disciplina ou de uma nova área de pesquisas científicas? Geralmente é um conjunto complexo de ações, refletidas em descobertas experimentais, elaboração de novas teorias e até mesmo em aplicações práticas.

Foi assim que aconteceu mais recentemente com a bioinformática, com a biomecânica e com a astrobiologia, apenas para ficar nas áreas interfaceadas pela biologia.

Aeroecologia

Agora o professor Thomas H. Kunz, da Universidade de Boston, nos Estados Unidos, afirma que já estão dadas as condições concretas para a criação da Aeroecologia - o estudo das espécies no interior da camada da atmosfera terrestre capaz de suportar a vida, a aerosfera.

Segundo Kunz, muito conhecido por suas pesquisas com morcegos, as condições para a criação da aeroecologia foram dadas por avanços nas ciências atmosféricas, geologia, geografia, ecologia, ciências da computação, biologia computacional e engenharia. A aeroecologia utiliza e integra parcelas dos domínios de cada uma dessas ciências.

Ação antropogênica sobre a aerosfera

Os seres vivos cuja sobrevivência depende mais diretamente da aerosfera incluem os artrópodes, pássaros e morcegos, que estão sujeitos a um número crescente de condições impostas pela ação do homem. Essa ação antropogênica inclui a poluição do ar, a iluminação noturna das cidades, as torres de rádio e e televisão, os edifícios muito altos, os aviões e até as turbinas eólicas.

Além disso, a alteração da paisagem pela urbanização, agricultura e outras atividades econômicas alteram de forma definitiva o habitat dos animais que ocupam a aerosfera. Essas alterações têm efeitos já bem conhecidos sobre a capacidade de navegação desses animais, suas fontes de alimento, seus locais de nidificação e até seus locais de pernoite.

"Em contraste com os organismos que dependem estritamente dos ambientes terrestres e aquáticos, os que usam rotineiramente a aerosfera são quase imediatamente influenciados pelas alterações nas condições atmosféricas (ventos, densidade do ar, chuvas, temperatura do ar)..." diz o professor.

Desafios para os cientistas da aeroecologia

Os ecologistas que estudam os animais que utilizam a aerosfera - os aeroecólogos - devem resolver três problemas principais em sua nascente disciplina:

1. descobrir os melhores métodos para detectar a presença, a identidade taxonômica, a diversidade e a atividade de organismos que utilizam a aerosfera;
  2. identificar formas de integrar variáveis ambientais relevantes em diferentes escalas temporais e espaciais, e
  3. entender e interpretar de forma mais eficiente as respostas comportamentais, ecológicas e evolucionárias dos organismos no contexto de condições meteorológicas e padrões complexos tanto nos ambientes naturais quanto nos ambientes alterados pela ação antropogênica.

Artigo: Aeroecology: probing and modeling the aerosphere