Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Espuma de cerveja aquece sua casa aqui ou em Marte

Redação do Site Inovação Tecnológica - 16/08/2018

Aerogel transparente para sua casa ou para casas em Marte
O isolante térmico de aerogel transparente é feito com resíduos da produção de cerveja, que normalmente são descartados.
[Imagem: CU Boulder]

Aerogel transparente

Isolantes térmicos têm sido tradicionalmente fabricados na forma de espumas - ainda que finas e flexíveis ou mesmo espumas de madeira.

Mas não precisa ser sempre assim, conforme acabam de demonstrar Qingkun Liu e seus colegas da Universidade do Colorado em Boulder, nos EUA.

Liu fabricou um isolante térmico de alta eficiência na forma de um gel que ele pretende colocar no mercado a curto prazo.

O aerogel, que se parece com uma lente de contato achatada, é tão resistente ao calor que você pode colocar uma tira do material na mão e aplicar fogo sobre ela sem sentir nada. Mas, ao contrário de produtos similares no mercado, o material é virtualmente transparente e ainda é totalmente moldável.

Com isso, a equipe afirma que o material pode servir não apenas para melhorar o isolamento térmico de edifícios e automóveis, como também para viabilizar a construção de habitats na Lua ou em Marte.

"A transparência é um recurso valioso porque você pode usar esse gel nas janelas e usá-lo em habitats extraterrestres. Você poderia colher a luz do Sol através desse material termicamente isolante e armazenar a energia lá dentro, protegendo-se das grandes oscilações de temperatura que você tem em Marte ou na Lua," reforçou o professor Ivan Smalyukh.

Aerogel de cerveja

O gel termal também é mais barato de se produzir porque foi fabricado com resíduos da produção de cerveja, que normalmente são descartados.

Aerogéis têm pelo menos 90 por cento do seu peso representado pelo ar preso em seus poros internos - por isso eles também são conhecidos como "fumaça sólida". Mas a maioria dessas substâncias ultraleves é opaca.

Liu fabricou o gel transparente na forma de filmes finos compostos por padrões entrecruzados de nanofibras extraídas do líquido residual produzido durante o processo de fabricação de cerveja. São esses padrões que prendem o ar dentro de bilhões de minúsculos poros, e é essa capacidade de reter o ar com pouco contato sólido entre um lado e o outro do material que torna os aerogéis bons isolantes térmicos.

"Estamos vislumbrando um produto de bricolagem que seria basicamente um filme adesivo que os consumidores poderão comprar em lojas de ferramentas," disse o professor Andrew Hess. "No entanto, também vemos nossa tecnologia sendo utilizada em muitas outras aplicações, incluindo roupas inteligentes, para isolar carros e proteger os bombeiros."

Bibliografia:

Artigo: Flexible transparent aerogels as window retrofitting films and optical elements with tunable birefringence
Autores: Qingkun Liu, Allister W. Frazier, Xinpeng Zhao, Joshua A. De La Cruz, Andrew J.Hess, Ronggui Yang, Ivan I.Smalyukh
Revista: Nano Energy
Vol.: 48, June 2018, Pages 266-274
DOI: 10.1016/j.nanoen.2018.03.029
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Compósitos
  • Cerâmicas
  • Polímeros
  • Refrigeração

Mais tópicos