Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Confira a agenda de ciência e tecnologia de 31 de maio a 6 junho

Com informações do MCTI - 31/05/2014


Tecnologia assistiva

O Centro Nacional de Referência em Tecnologia Assistiva (CNRTA) e o Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI) promovem, de terça-feira (3) a quinta-feira (5), o 1º Simpósio Internacional de Tecnologia Assistiva (Sita).

O Sita tem o propósito de refletir sobre o panorama da área e irá promover o aprofundamento em temas que permeiam o assunto, como educação, saúde, trabalho e acessibilidade. Será enfatizada a integração entre pesquisadores, usuários e empresas, permitindo a troca de conhecimento com palestrantes nacionais e internacionais.

No encontro haverá mesas-redondas em que serão discutidos temas em prol da inclusão das pessoas com deficiência na sociedade e em do desenvolvimento da tecnologia assistiva, tendo como premissa a Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

O evento será realizado em Campinas (SP), com apoio e financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq).

SBPC

Acontece na quinta (5) e na sexta-feira (6) a Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) no Vale do Paraíba (SP), nas dependências do Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP).

O encontro, apoiado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), inclui cinco conferências e nove mesas-redondas sobre o tema “Tecnologias para um Brasil competitivo”.

Haverá debates sobre a relação entre universidade e empresa, biotecnologia para a saúde, novos materiais e manufatura para a saúde e indústria, a consolidação de universidades de classe mundial no Brasil, os sistemas e desafios da indústria espacial, e o impacto do novo caça da Força Aérea Brasileira (FAB) na indústria aeronáutica.

Podem participar estudantes de graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores, empresários, representantes de órgãos públicos e demais interessados.

Confira a programação.

Desenvolvimento urbano

Na quarta-feira (4), começa no Rio de Janeiro a primeira edição do Bairro Chic – Fórum de Inovação para a Moradia e Desenvolvimento Urbano. O objetivo do evento é estimular um diálogo no qual os participantes pensem inovação no contexto de produtos, serviços e políticas públicas voltados para o mercado popular.

A programação conta com painéis, apresentações rápidas, e atividades de relacionamento. As inscrições podem ser feitas na plataforma online do evento. Estarão presentes representantes empresas, associações empresariais, do setor público e de instituições e organizações não governamentais.  

Na quinta (5), será a vez dos moradores da Comunidade Santa Marta discutirem como a inovação pode desenvolver soluções para os bairros pobres e as favelas brasileiras. A Finep apoia a realização do fórum.

Tecnologia da informação

O Observatório Nacional (ON) sedia, terça e quarta, um dos workshops mais importantes do mundo sobre big data. O Extremely Large Databases (XLDB) terá a participação de representantes de instituições como Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Oi, Google, Yahoo, Huawei e SGI.

O evento foi criado com a finalidade dar suporte à participação brasileira em experimentos científicos usando os dados provenientes de grandes levantamentos astronômicos. O laboratório gerencia uma infraestrutura de armazenamento, processamento, análise e distribuição de dados astronômicos.

O LineA, que é responsável pela organização do XLDB, é vinculado ao ON, ao Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) e à Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

Mais informações no site do XLDB.

Robótica

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC/USP) e a Visão Computacional do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI) realizam, na sexta-feira (6), no ICMC, um minicurso sobre a interação humano-robô.

A atividade é destinada a professores, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação. Por ser um campo multidisciplinar, o evento não é restrito a quem atua nas áreas de engenharia elétrica, mecânica, mecatrônica e computação. Também é de relevância para pesquisadores das áreas de sociologia, psicologia, anatomia e linguística.

Ministrada em inglês, a iniciativa tem como objetivo abordar os conceitos básicos de interação humano-robô (IHR), mostrando suas diversas aplicações, além de fornecer uma visão geral sobre os robôs humanoides ao redor do mundo, apresentar questões relacionadas à aceitação dos dispositivos robóticos pelas pessoas e detalhar os aspectos culturais ligados a essa interação.

Há 70 vagas disponíveis e as inscrições podem ser feitas gratuitamente por meio deste link.

Inovação

Na quarta (4), acontece, em São Paulo, a segunda edição do Fórum Estadão – Seminário Inovação, Infraestrutura e Produtividade. Organizado pelo jornal Estado de S. Paulo em parceria com a Finep, o evento vai reunir especialistas para discutir e gerar novas ideias sobre como a inovação pode melhorar a qualidade da infraestrutura do Brasil.

Ao todo, serão três painéis: “Infraestrutura e inovação”,  “Infraestrutura, inovação e produtividade das empresas”, e “Desafios para a competitividade”.

Leia mais.

Feira de negócios

No sábado (7), o Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT/UnB) promove a 5ª Feira de Negócios e Inovação, na capital federal. O evento tem como objetivo a difusão da cultura empreendedora e o incentivo ao desenvolvimento de novos produtos e serviços.

Na programação, estão previstas atividades como: Network Point (troca de experiências e contato entre professores, empreendedores, pesquisadores e alunos), Exposição Tecnológica (espaço para apresentação de resultados de projetos desenvolvidos na UnB) e Start You Up (momento de mentoria), além de exposição de planos de negócios, produtos, processos e serviços, por alunos da graduação e pós-graduação e dos programas Multincubadora de Empresas e Empresa Junior da UnB.

 Informações: (61) 3107-4134 ou feiradenegocios@cdt.unb.br.

Engenharia

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) lançou o Edital 21/2014, que selecionará projetos de pesquisa de universitários, na área de engenharia, para o programa Brasil France Ingénieur Technologie (Brafitec). O valor aplicado na chamada pública será R$ 134 milhões. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pela internet até 19 de setembro.

O objetivo é apoiar a cooperação entre o Brasil e a França por meio de parcerias universitárias em todas as especialidades de engenharia, favorecendo o intercâmbio de estudantes de graduação. É prevista a aprovação de até 15 projetos.

Leia mais.  

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Eventos Científicos
  • Saúde e Reabilitação
  • Software e Programação
  • Robôs

Mais tópicos