Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Nanotecnologia

Agulha mais fina do mundo vai para o Guinness Book

Redação do Site Inovação Tecnológica - 17/03/2011

Agulha mais fina do mundo vai para o Guinness Book
Da esquerda para a direita, (1) a ponta inicial, com múltiplos átomos visíveis, (2) uma primeira remoção e, finalmente, (3) a ponta perfeita, com um único átomo de tungstênio.
[Imagem: NINT]

Objeto mais fino do mundo

Em um recorde absolutamente insuperável, pesquisadores canadenses construíram o objeto mais afiado possível, uma agulha que possui um único átomo em sua extremidade.

Essa "agulha", que é na verdade uma ponta de microscópio eletrônico, acaba de ser aceita pelo Guinness Book como o objeto mais afiado já construído pelo homem.

Várias técnicas de microscopia eletrônica geram imagens computadorizadas das amostras utilizando uma ponta finíssima que vai passando sobre a superfície da amostra. A interação entre a ponta e o material que está sendo observado é usada para gerar uma imagem da estrutura desse material.

Desta forma, quanto mais fina for a ponta, maior será a resolução do microscópio.

Diversão e dinheiro

A equipe do professor Robert Wolkow, da Universidade de Alberta, desenvolveu uma técnica de lixiviação que permite a retirada controlada de átomos de uma superfície.

A precisão alcançada é tão grande que os cientistas conseguiram deixar um único átomo na extremidade da ponta do microscópio, que é feita de tungstênio.

"Nós não fizemos isso com a intenção de quebrar um recorde mundial, nós estávamos tentando fabricar uma ferramenta melhor para a nossa pesquisa," afirmou Wolkow. "Ter um recorde mundial é uma conquista divertida, mas estamos realmente interessados em comercializar este produto".

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Microscópios
  • Metais e Ligas
  • Sites de Pesquisa
  • Nanotubos

Mais tópicos