Materiais Avançados

Alternativa à base de madeira aos plásticos descartáveis

Redação do Site Inovação Tecnológica - 11/10/2022

Alternativa à base de madeira aos plásticos descartáveis
O processo, que limpa a fabricação de papel, quase não gasta energia e os químicos são reaproveitados.
[Imagem: UBC]

Filme de madeira

Pesquisadores canadenses desenvolveram um filme de celulose que se parece com plástico, se comporta como plástico, mas é biodegradável.

O processo a frio decompõe as fibras de madeira em uma solução de hidróxido de sódio, tudo devidamente misturado por uma agitação mecânica suave.

O resultado é um filme translúcido, forte e resistente à água - o hidróxido de sódio é recuperado e realimenta o processo, enquanto as fibras de madeira são extraídas de resíduos florestais.

Filmes celulósicos não são nenhuma novidade, mas este é o primeiro processo a utilizar pequenas quantidades de energia e de produtos químicos na fabricação.

Como o plástico convencional, o filme pode ser usado para fabricar embalagens de alimentos dos mais diversos tipos, além dos tradicionais envoltórios protetores.

A diferença dos produtos usados hoje é que, ao final do seu ciclo de vida, o filme de celulose pode ser enterrado no solo ou em uma lixeira de materiais orgânicos, onde se decompõe em três semanas.

A equipe já está se preparando para colocar seu filme no mercado, oferecendo uma alternativa ecologicamente correta e dando um novo uso para os resíduos florestais.

Artigo: Fabrication of a Transparent and Biodegradable Cellulose Film from Kraft Pulp via Cold Alkaline Swelling and Mechanical Blending