Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Aneel regulamenta recarga de veículos elétricos

Com informações da Aneel - 20/06/2018

Aneel regulamenta recarga de veículos elétricos
O mercado de veículos elétricos no Brasil ainda é pequeno principalmente pelo alto custo dos veículos.
[Imagem: SPTrans/Divulgação]

Postos de recarga elétrica

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou a regulamentação sobre o recarregamento das baterias dos veículos elétricos.

Com isso, os empreendimentos interessados em prestar esse tipo de serviço, sejam eles distribuidoras, postos de combustíveis ou shopping centers, por exemplo, têm agora uma regulamentação básica, de forma a evitar interferências da atividade nos processos tarifários dos consumidores de energia elétrica.

A produção e comercialização de recarga já é feita em diversas partes do mundo para atender a demanda de carros elétricos.

Segundo Tiago Correia, da Aneel, a regulamentação aprovada reduzirá incertezas e, com isso, favorecerá investimentos do setor privado na infraestrutura de recarga de veículos elétricos.

O regulamento permite a qualquer interessado a realização de atividades de recarga de veículos elétricos, inclusive para fins de exploração comercial a preços livremente negociados, a chamada recarga pública.

As distribuidoras de energia elétrica podem também instalar estações de recarga em sua área de atuação destinadas à recarga pública de veículos elétricos.

A Aneel deverá disponibilizar, até 15 de outubro, um formulário eletrônico que permitirá que qualquer consumidor interessado envie as informações necessárias ao registro junto à Agência das estações de recarga em unidades consumidoras.

A expectativa da agência é de que a propulsão elétrica alcance uma posição relevante no país nos próximos 10 anos, ajudando na redução das emissões de gás carbônico e aumentando a eficiência energética do transporte rodoviário.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Veículos Híbridos e Elétricos
  • Baterias
  • Geração de Energia
  • Biocombustíveis

Mais tópicos