Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Antena 3D para GPS não deixará você perdido

Redação do Site Inovação Tecnológica - 11/10/2013

Antena 3D para GPS
A antena 3D possui nada menos do que 80 elementos separados, cada um dos quais podendo ser ativado individualmente.
[Imagem: Locata]

Antena 3D

Você se tornou tão dependente do GPS a ponto de se sentir perdido tão logo haja um problema de conexão com os satélites?

A solução para sua fobia pode estar em uma nova antena 3D.

Segundo seus criadores, a antena 3D poderá garantir o funcionamento dos receptores de GPS em áreas urbanas com alta densidade de construções e até no interior dos edifícios.

O problema é que os receptores de GPS ficam confusos quando precisam separar os sinais legítimos dos satélites de posicionamento global daqueles que são meras reflexões nos edifícios.

A antena 3D possui nada menos do que 80 elementos separados, cada um dos quais pode ser ativado individualmente.

Basta ligar cada um dos elementos durante uma fração de segundo para detectar a intensidade e a direção dos sinais de entrada. Um algoritmo especial compara as leituras dos diversos elementos, descartando aqueles que são interpretados como reflexões.

O grande inconveniente do projeto é o tamanho não apenas da antena, mas também do receptor. Como é usado um único receptor para toda a antena, ele deve ser de alta potência e, por decorrência, igualmente grande.

Contudo, a responsável pela inovação, a empresa australiana Locata, afirma já estar planejando construir uma versão miniaturizada da antena de GPS 3D, adequada para ser colocada em mochilas e até em capacetes.

Ou seja, dá até para imaginar um boné tendo no alto uma antena dessas, que, miniaturizada, talvez chegue mais ou menos ao tamanho de uma laranja - o protótipo é maior do que uma melancia.

Se a moda pegar, talvez o GPS não lhe dê ainda uma garantia de 100% de que você não vai se perder, mas será muito mais fácil para seus amigos encontrarem você.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Antenas
  • Equipamentos Eletrônicos
  • Satélites Artificiais
  • Robôs

Mais tópicos