Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Apagão nacional foi causado por falha em parques eólicos e solares

Com informações da Agência Brasil - 27/09/2023


Causas do apagão

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) concluiu que a principal causa para o apagão ocorrido no Brasil no dia 15 de agosto foi uma falha no desempenho de equipamentos de parques eólicos e solares, localizados próximos à linha de transmissão Quixadá - Fortaleza II, no Ceará.

O blecaute afetou 25 estados e o Distrito Federal. A interrupção começou às 8h30 do dia 15 de agosto, com queda no fornecimento de 19 mil megawatts, cerca de 27% da carga total (73 mil MW) naquele horário. Cerca de 29 milhões de brasileiros em quase todo o país ficaram sem energia.

Nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste o serviço foi restabelecido quase que integralmente em menos de uma hora após o blecaute. Já na Região Nordeste, a recuperação demorou mais. Foram necessárias três horas para restabelecer apenas 70% da carga afetada. O impacto foi ainda maior na Região Norte, com recuperação da carga em cerca de sete horas.

De acordo com relatório, os equipamentos responsáveis pelo controle de tensão funcionaram abaixo do ideal: "A análise da perturbação permitiu constatar que o desempenho dos controles em campo, de usinas eólicas e solares, em especial no que tange à capacidade de suporte dinâmico de potência reativa, foi muito aquém dos modelos matemáticos fornecidos pelos agentes e representados na base de dados oficial de transitórios eletromecânicos".

A entidade informou que a diferença entre o desempenho dos equipamentos e as simulações "não permitiu ao ONS identificar os riscos relacionados ao cenário operativo pré-distúrbio", que provocou a queda de energia.

Com a divulgação do documento, chamado de Relatório de Análise de Perturbação (RAP), as concessionárias e demais agentes do sistema elétrico deverão manifestar-se sobre as conclusões. O relatório final será apresentado até o dia 17 de outubro.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Geração de Energia
  • Fontes Alternativas de Energia
  • Energia Eólica
  • Energia Solar

Mais tópicos