Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Aparelho de levitação magnética dá sensação de toque a usuários de computador

Redação do Site Inovação Tecnológica - 06/03/2008


Cientistas da Universidade Carnegie Mellon, famosa pelo seu departamento de robótica, apresentaram um novo equipamento háptico que utiliza a levitação magnética para fornecer aos usuários de computador uma sensação de toque capaz de transmitir até mesmo a textura do objeto virtual que está sendo tocado.

Equipamentos hápticos

Os dispositivos hápticos já estão sendo utilizados até em pesquisas na área de saúde, permitindo que os médicos "sintam" os órgãos internos dos pacientes (veja Programa gratuito permitirá que médicos "vejam" órgãos internos ).

Os equipamentos disponíveis até agora, porém, são todos baseados em estruturas mecânicas, utilizando motores e rolamentos para fornecer a sensação do toque e do feedback de força.

Sensação de toque realística

Já o novo aparelho é totalmente baseado na levitação magnética, sendo por isso muito mais preciso e suave.

"Nós saímos do protótipo para um sistema muito mais avançado, que outros pesquisadores podem usar," diz o Ralph Hollis, coordenador do projeto. "Nós acreditamos que este dispositivo oferece a sensação de toque mais realística do que qualquer outra interface háptica existente hoje no mundo."

Levitação magnética

A interface háptica por levitação magnética substitui as conexões rígidas, cabos e todos os aparatos mecânicos por uma única parte móvel, sustentada por campos magnéticos, desta forma eliminando todo o "ruído" do atrito criado pelos aparelhos tradicionais.

A base do dispositivo contém um conjunto de fortes ímãs permanentes em formato hemisférico. A parte flutuante consiste numa meia-esfera com seis bobinas metálicas embaixo e um bastão tipo joystick na parte superior. Quando a corrente elétrica passa por estas bobinas, o campo magnético faz com que a meia-esfera flutue e possa ser manuseada suavemente.

Seis graus de liberdade

O usuário manuseia o joystick de forma parecida com um mouse, mas em três dimensões - com isso ele obtém seis graus de liberdade. Sensores ópticos medem a posição e a orientação da seção flutuante, usando estas informações para controlar a posição e a orientação de um objeto virtual na tela do computador.

Quando o objeto virtual encontra outras superfícies e objetos, os sinais correspondentes são enviados de volta para a bobinas elétricas da parte flutuante do dispositivo, resultando em um feedback háptico para o usuário.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Interfaces
  • Imagens 3-D
  • Computadores
  • Magnetismo

Mais tópicos