Informática

Aparelho pode revolucionar jogos em realidade virtual

Redação do Site Inovação Tecnológica - 30/09/2013

Aparelho pode revolucionar jogos em realidade virtual
O suporte móvel permite andar em qualquer direção, agachar e até saltar. [Imagem: TU Vienna]

Dura realidade

Já existem equipamentos, parecidos com capacetes, que permitem que os usuários naveguem por ambientes de realidade virtual.

Mas eles têm um grande inconveniente: enquanto o ambiente da realidade virtual pode estar livre para uma boa corrida, o mais comum é que o usuário bata o nariz na parede mais próxima da realidade concreta.

Tuncay Cakmak e seus colegas da Universidade de Viena, na Áustria, criaram um aparelho de pequeno porte que soluciona esse problema.

O aparelho, chamado Virtualizer, permite um andar quase natural em ambientes infinitos.

O usuário usa suas pernas normalmente para caminhar e correr, além de poder saltar e se agachar - tudo sem sair do lugar.

O segredo está em uma estrutura que prende o usuário pela cintura sobre uma plataforma circular de baixíssimo atrito.

Usando meias comuns, é possível simular o andar enquanto os pés escorregam pela plataforma. Como o suporte é móvel, girando ao redor da plataforma é possível caminhar em qualquer direção.

Sensores no suporte e na plataforma escorregadia informam ao sistema os movimentos precisos do usuário.

Isso permite uma "navegação infinita" pelo mundo virtual, ocupando um espaço físico mínimo, e sem riscos de bater o nariz na parede.

Já há empresas interessadas no licenciamento da tecnologia, que deverá chegar ao mercado em 2014.

"Nossa primeira prioridade é criar um produto de alta qualidade, mas é claro que queremos oferecê-lo ao preço mais baixo possível," disse Cakmak. "Nosso produto deverá levar a realidade virtual dos laboratórios de pesquisa para as salas e quartos dos jogadores."

Outras notícias sobre:

Mais Temas