Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Apresentado robô capaz de limpar a cozinha

Redação do Site Inovação Tecnológica - 03/03/2008


Algumas tarefas são notavelmente difíceis para os robôs. Limpar a cozinha talvez seja a principal delas. Manipular inúmeros objetos diferentes, com texturas variadas, postos em posições e locais sem qualquer padronização, lidar com água e sabão - este é um desafio que a maioria dos roboticistas diria que é cedo demais para enfrentar.

Robô-faxineiro

Mas não para os engenheiros da empresa emergente Readybot, que acaba de apresentar o seu robô-faxineiro. Por enquanto é apenas a "versão 1.0", uma prova de conceito, mas já pronta para algumas apresentações em feiras de demonstração.

"Nós achamos que as pessoas querem um robô que saiba limpar a cozinha," resume Tom Benson, que está coordenando o desenvolvimento do robô, que também recebeu o nome de ReadyBot.

Destreza moderada

O objetivo dos projetistas está bem focado comercialmente: eles querem produzir um robô que consiga desempenhar 80% das tarefas comuns na limpeza de uma cozinha, sem utilizar "recursos tecnológicos excessivos", que poderiam inviabilizar sua comercialização.

A idéia é fazer um robô que não será concorrente para um Justin, mas que tenha uma destreza moderada, ainda que eventualmente algumas tarefas tenham que ser adaptadas para que o robô as consiga executar.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Robôs Assistentes
  • Robôs
  • Inteligência Artificial
  • Telas e Monitores

Mais tópicos