Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Meio ambiente

Armadilha mata pernilongos usando colheitadeira de eletricidade estática

Redação do Site Inovação Tecnológica - 02/06/2023

Armadilha mata pernilongos usando uma colheitadeira de eletricidade estática
Esquema de funcionamento do nanogerador rotativo.
[Imagem: Xuhua Guo et al. - 10.26599/NRE.2023.9120074]

Nanogerador

Mosquitos e pernilongos que transmitem doenças não são nenhuma novidade.

Os nanogeradores também não são exatamente uma novidade tecnológica: São pequenos geradores que produzem eletricidade a partir de vibrações presentes no ambiente, seja uma folha balançando ao vento ou a vibração de um motor industrial. Eles vêm sendo usados para alimentar sensores e pequenos dispositivos da internet das coisas.

A novidade está na junção entre essas duas coisas tão diferentes, feita por Xuhua Guo e colegas da Universidade Tsinghua, na China.

Guo usou um nanogerador para alimentar uma armadilha que mata pernilongos continuamente, sem que você precise ligá-la na tomada, ou recarregar suas baterias ou mesmo trocar suas pilhas.

Na verdade, o mata-mosquitos não tem baterias ou pilhas, ele produz sua própria energia usando um nanogerador triboelétrico, também conhecido pela sigla em inglês TENG (TriboElectric NanoGenerator) - a triboeletricidade, também conhecida como eletrificação por contato, é o mesmo fenômeno que causa a energia estática.

Armadilha mata pernilongos usando uma colheitadeira de eletricidade estática
O nanogerador é tão eficiente que poderá ser usado também para iluminação e transmissão de dados.
[Imagem: Xuhua Guo et al. - 10.26599/NRE.2023.9120074]

Armadilha para matar pernilongos

No projeto mais simples de um TENG, as cargas elétricas são separadas nas superfícies de contato e um potencial elétrico é gerado entre essas superfícies. Quando essas superfícies - normalmente materiais muito finos, como folhas ou filmes - são separadas durante o movimento, forma-se uma diferença de potencial alternada entre as duas - elas funcionam como eletrodos -, o que faz com que a corrente flua.

Guo então projetou um nanogerador rotativo, que inclui uma camada intermediária, fabricada com nanopartículas de titanato de bário altamente orientadas, para aumentar a densidade de carga dos eletrodos e a capacidade de retenção das cargas triboelétricas.

"Nós também desenvolvemos simulações teóricas personalizadas com base nas lacunas em gradiente entre os eletrodos, para otimizar os ângulos de lacuna e os números de segmento dos eletrodos, o que pode evitar o colapso de ar e aumentar a energia de saída do R-TENG em pelo menos 1,5 vez," contou Guo - o colapso de ar ao qual o pesquisador se refere é um fenômeno que faz com que as cargas se percam para a atmosfera.

O resultado foi impressionante: O nanogerador rotativo consegue produzir até 6 kV, com uma corrente suficiente para alimentar 3.420 LEDs.

Mas a ideia aqui não é iluminar, e sim usar toda essa eletricidade para torrar os pernilongos que caem na armadilha.

A equipe já está se preparando para colocar seu matador de pernilongos autossuficiente no mercado.

Bibliografia:

Artigo: High-performance triboelectric nanogenerator based on theoretical analysis and ferroelectric nanocomposites and its high-voltage applications
Autores: Xuhua Guo, Jianwei He, Yang Zheng, Junpeng Wu, Caofeng Pan, Yunlong Zi, Hongzhi Cui, Xiaoyi Li
Revista: Nano Research Energy
DOI: 10.26599/NRE.2023.9120074
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Fontes Alternativas de Energia
  • Geração de Energia
  • Equipamentos Eletrônicos
  • Monitoramento Ambiental

Mais tópicos