Nanotecnologia

Armadilha óptica manipula um único vírus usando lasers

Redação do Site Inovação Tecnológica - 05/08/2009

Armadilha óptica manipula um único vírus usando lasers
A armadilha óptica é formada por dois microcanais, pelos quais são disparados dois feixes de raios laser. As partículas ficam aprisionadas no ponto onde as forças exercidas pelos dois feixes de laser se igualam.
[Imagem: H. Schmidt]

Cientistas da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, criaram uma armadilha óptica capaz de aprisionar bactérias, vírus e outras nanopartículas apenas com luz.

Inserindo a armadilha óptica no interior de um biochip especial - chamado plataforma optofluídica integrada - os pesquisadores estão aprimorando uma nova técnica para fazer análises biomédicas capazes de detectar microorganismos causadores de doenças em concentrações ínfimas.

Aplicações do biochip

"Em última instância, o biochip poderá ter aplicações para a detecção rápida de bactérias e vírus em hospitais, para a classificação de células em laboratórios de pesquisa e para processos de monitoramento em engenharia química e ambiental," diz o Dr. Holger Schmidt.

A armadilha óptica poderá permitir a criação de uma versão menor e mais barata dos sofisticados equipamentos usados nas pesquisas científicas - para a classificação de células por fluorescência - e de equipamentos portáteis de análises clínicas.

Armadilhas ópticas

As armadilhas ópticas, assim como as pinças ópticas, usam o momento das partículas de luz, os fótons, para exercer forças sobre objetos microscópicos, permitindo a manipulação de moléculas individuais no interior de células.

Desta forma, as partículas podem ser movimentadas para um lado e para o outro alterando a potência de cada um dos raios laser.

Manipulação aprimorada

O biochip que usa a armadilha óptica é capaz de detectar um único vírus. Mas os pesquisadores não estão satisfeitos: agora eles querem inserir um aparato de manipulação aprimorado, que permitirá que as partículas sejam guiadas no interior do biochip, e não apenas levadas de um lado para o outro.

A manipulação dirigida das partículas abrirá possibilidades totalmente novas de utilização para o biochip, como a realização de reações químicas estritamente controladas.