Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Armazenamento magneto-óptico de dados alcança faixa dos petabits

Redação do Site Inovação Tecnológica - 11/10/2010


Petabits

As pesquisas em busca da próxima geração de dispositivos de armazenamento magneto-ópticos alcançou a densidade de 6 petabits, ou 6.000 terabits, ou ainda 6 milhões de gigabits.

Com essa densidade de armazenamento torna-se possível colocar 70 vezes o conteúdo inteiro da maior biblioteca do mundo - a biblioteca do Congresso norte-americano - dentro de um único disco de 5 polegadas.

O grande desafio para viabilizar tal tecnologia era a capacidade para escrever os dados de forma rápida o suficiente para viabilizar um dispositivo prático.

Agora, cientistas da Universidade Sun Yat-Sen, na China, demonstraram uma técnica inédita para gravar dados em filmes ferromagnéticos usando uma magnetização induzida por um laser de pulsos ultra rápidos - uma técnica chamada magnetização por dinâmica reversa.

Velocidade de gravação

A gravação é feita em filmes (películas com poucos átomos de espessura) de uma liga de gadolínio-ferro-cobalto, usando um campo magnético alternado e uma técnica conhecida como espectroscopia polar de Kerr.

Tianshu Lai e seus colegas demonstraram que a magnetização reversa pode ser feita em uma escala temporal abaixo da faixa de nanossegundos. Sob um campo magnético alternado, a gravação magnética assistida por laser foi feita em uma escala temporal abaixo da faixa de picossegundos.

Isto significa que esta próxima geração de armazenamento magneto-óptica, quando trazida para uso prático, alcançará não apenas densidades de armazenamento muito elevadas, mas também uma capacidade de escrita na faixa dos gigahertz.

Essa velocidade é pelo menos 30 vezes mais rápida do que a velocidade dos atuais discos rígidos.

Bibliografia:

Artigo: Field-dependent ultrafast dynamics and mechanism of magnetization reversal across...
Autores: Zhifeng Chen, Ruixin Gao, Zixin Wang, Chudong Xu, Daxin Chen, Tianshu Lai
Revista: Journal of Applied Physics
Vol.: 108, 023902
DOI: 10.1063/1.3462429
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Armazenamento de Dados
  • Magnetismo
  • Raios Laser
  • Computadores

Mais tópicos