Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Asteroide é rebatizado para fugir de referência nazista

Com informações da New Scientist - 13/11/2019

Asteroide é rebatizado para fugir de referência nazista
A sonda New Horizons visitou Arrokoth no início deste ano.
[Imagem: NASA/JHUAPL/SwRI/Thomas Appéré]

Ultima Thule agora é Arrokoth

Adeus, Ultima Thule, bem-vindo Arrokoth.

A rocha espacial que a sonda New Horizons sobrevoou no início deste ano ganhou um novo nome: Arrokoth, que significa "céu" nos idiomas Powhatan e Algonquiano.

A designação oficial desse corpo espacial transnetuniano é 2014 MU69, mas a equipe da New Horizons o apelidou de Ultima Thule quando ele se tornou o alvo da missão depois que a sonda espacial fez seu sobrevoo histórico sobre Plutão.

Ultima Thule é uma referência mitológica a uma terra distante e misteriosa, mas o nome passou a enfrentar uma reação significativa depois que um repórter da revista Newsweek apontou que o partido nazista alemão usou a frase para se referir à pátria mítica do povo ariano.

Em 12 de novembro, a NASA realizou uma cerimônia de "rebatismo" para dar ao MU69 seu novo nome oficial, Arrokoth. O nome foi escolhido com base na cultura local dos nativos norte-americanos em Maryland, onde fica o centro de controle da missão New Horizons.

Quando a New Horizons passou por Arrokoth, ela coletou uma grande quantidade de dados, que ainda estão sendo enviados de volta da sonda para a Terra para análise.

Até agora, sabemos que ele tem uma forma estranha, com seus dois lóbulos provavelmente tendo-se fundido em uma colisão relativamente suave. Ele também parece estar coberto de gelo de metano ou nitrogênio, o que lhe dá um tom avermelhado.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Corpos Celestes
  • Exploração Espacial
  • Sondas Espaciais
  • Universo e Cosmologia

Mais tópicos