Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Astronautas do Endeavour reencontram familiares ainda na pista

Redação do Site Inovação Tecnológica - 31/07/2009

Astronautas da Endeavour reencontram familiares ainda na pista
Durante os poucos mais de 15 dias em órbita, o ônibus espacial viajou 10,4 milhões de quilômetros.
[Imagem: NASA]

O ônibus espacial Endeavour aterrissou no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, às 11h48 desta manhã, no horário de Brasília. A missão STS-127, que reuniu o maior número de astronautas ao mesmo tempo no espaço em toda a história, durou exatamente 15 dias, 16 horas e 44 minutos.

Varredura de segurança

Depois de pousar, o ônibus espacial permanece isolado por alguns minutos, devido ao calor da fuselagem e à possibilidade de algum tipo de vazamento de combustível dos pequenos jatos responsáveis por manobrar a nave no espaço.

A seguir, uma equipe de técnicos, com roupas que lembram muito a dos próprios astronautas, verifica todos os pontos da nave onde pode haver algum vazamento. Só então, as equipes que ajudam os astronautas a descerem têm autorização para se aproximar.

Recepção familiar

Já na pista, os astronautas do Endeavour foram recebidos por seus familiares, que os acompanharam na tradicional vistoria visual que é tradicional após todos os voos.

Entre elogios aos equipamentos e comentários com os técnicos e familiares, pode-se perceber uma quase personificação do ônibus espacial, ao qual os astronautas se referem como se fosse um amigo, com palavras de respeito e agradecimentos à nave.

Logo a seguir, como também é de praxe, há uma pequena formalidade, quando o comandante do voo faz um pequeno pronunciamento. "Foi uma missão fantástica," comemorou Mark Polansky.

Lançamento do Discovery

O principal objetivo da missão do Endeavour foi o término da construção do laboratório japonês Kibo (Esperança). Durante os poucos mais de 15 dias em órbita, o ônibus espacial viajou 10,4 milhões de quilômetros.

No próximo dia 25 de Agosto deverá ser lançado o ônibus espacial Discovery. A missão STS-128 terá como objetivos principais a instalação de um módulo de transporte de múltiplos usos, chamado Leonardo, e de um suporte externo para experimentos científicos.

Inicialmente a missão STS-128 seria feita com o Atlantis, mas ele foi substituído pelo Discovery, que fará seu 37º voo

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Estação Espacial Internacional
  • Exploração Espacial
  • Foguetes
  • Telescópios

Mais tópicos