Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Astronautas da ISS ganham acesso direto e privado à Internet

Redação do Site Inovação Tecnológica - 29/01/2010

Astronautas da ISS ganham acesso direto e privado à Internet
Pela primeira vez, os astronautas da Estação Espacial Internacional passaram a ter acesso pessoal e direto à Internet e à World Wide Web. Eles estrearam o sistema tuitando.
[Imagem: NASA]

Os astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional receberam um upgrade de software especial esta semana - pela primeira vez eles passaram a ter acesso pessoal e direto à Internet e à World Wide Web através de uma conexão sem fio.

Tuitadas do espaço

O engenheiro T.J. Creamer estreou o novo sistema fazendo uma atualização na sua conta do Twitter (@Astro_TJ) a partir da Estação Espacial Internacional, a primeira feita sem necessitar de nenhuma assistência do pessoal em terra.

Até agora, os tweets feitos pelos astronautas a partir do espaço tinham de ser enviados por correio eletrônico para o controle da missão em terra, onde o pessoal de apoio postava na conta do astronauta no Twitter.

"Olá Twitterverse! Nós estamos agora tuitando AO VIVO da Estação Espacial Internacional - é o primeiro tuite ao vivo do espaço! :) Mais brevemente, enviem seus re-tuites," diz a primeira mensagem, que aqui aparece com mais do que 140 caracteres devido à tradução para o português.

Comunicações privadas

Este novo acesso pessoal à web, chamado de Rede Local de Suporte à Tripulação, usa as mesmas vias de comunicação já existentes com a Estação Espacial e permite que os astronautas naveguem e utilizem a Internet diretamente.

O sistema dará aos astronautas, pela primeira vez, acesso direto a comunicações privadas, o que a NASA espera que venha melhorar a sua qualidade de vida durante as missões de longa duração, ajudando a aliviar o isolamento associado com a vida em um ambiente fechado.

Durante os períodos de pico de serviço, quando a Estação estiver se comunicando ativamente com o solo, a tripulação contará com um acesso remoto à Internet através de um computador em terra controlado remotamente - os astronautas verão a tela do computador na base e controlarão remotamente seu teclado e seu touchpad.

Segundo a NASA, os astronautas estarão sujeitos às mesmas regras para o acesso à Internet aplicadas aos demais funcionários do governo em terra.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Estação Espacial Internacional
  • Transmissão de Dados
  • Exploração Espacial
  • Segurança da Informação

Mais tópicos