Espaço

Redação do Site Inovação Tecnológica - 26/07/2016

Astronautas treinam para missão espacial em caverna
O treinamento envolveu todos os aspectos de uma missão espacial real, da liderança à realização de experimentos e coleta de amostras.

Cavernas alienígenas

Uma equipe de seis astronautas da China, Espanha, EUA, Japão e Rússia completou um treinamento de seis dias para a simulação de uma missão de exploração em outro planeta.

O exercício foi feito em uma série de cavernas na região da Sardenha, na Itália.

O ambiente nas cavernas é de fato um tanto "alienígena" em comparação com as paisagens da superfície, mas será muita sorte se os astronautas encontrarem ambientes tão espetaculares em outros planetas e luas.

A ESA (Agência Espacial Europeia) se esmerou em recriar o que se pode esperar de uma missão espacial real com a maior fidelidade possível.

O programa de treinamento incluiu caminhadas nas irregulares trilhas subterrâneas, conferências de planejamento diárias, como as realizadas na Estação Espacial Internacional, realização de experimentos científicos, transporte de equipamentos, coleta de imagens e amostras e, claro, uso de "comida espacial".

Astronautas treinam para missão espacial em caverna
Será muita sorte se os astronautas encontrarem ambientes tão espetaculares em outros planetas e luas.

Exercícios de liderança

Os seis cavernautas foram colocados realmente à prova nos exercícios de comportamento humano e habilidades de desempenho, o que foi enriquecido pela multiculturalidade da equipe, com as diferentes abordagens de liderança, execução de ordens, trabalho em equipe e tomada de decisão.

Cada astronauta desempenhou um papel durante a expedição subterrânea: o japonês Aki Hoshi partilhou as funções de comandante e os deveres do acampamento com Ricky Arnold, da NASA, trocando o comando na metade da missão. O chinês Ye Guangfu foi o pesquisador e engenheiro de dados da equipe, enquanto o russo Sergei Korsakov ficou com as funções de engenharia de foto e vídeo. O astronauta da ESA Pedro Duque foi o cientista da expedição para geologia, microbiologia e ciência ambiental, enquanto Jessica Meir, da NASA, foi a bióloga.

Astronautas treinam para missão espacial em caverna
A equipe acredita estar pronta para sair das profundezas rumo ao espaço.

Mapeamento em 3D

Além do treinamento dos próprios astronautas, a missão simulada serviu também para testar novas técnicas para fazer modelos exatos em 3D de objetos e do ambiente usando câmeras fotográficas normais, uma tecnologia que poderá ser usada em explorações futuras de outros planetas.

Além do mapeamento do terreno, a equipe recolheu amostras do ambiente e seres vivos que encontraram.

"Além de preparar os astronautas para o voo espacial, este curso nos ensina como passar da Estação Espacial para expedições mais autônomas, onde os astronautas serão mais responsáveis pela segurança, planejamento e manutenção do equipamento," disse Loredana Bessone, gerente do programa, que também passou os seis dias no subsolo com a equipe.