Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Astrônomo sugere origem do sinal alienígena Uau

Redação do Site Inovação Tecnológica - 24/11/2020

Astrônomo sugere origem do sinal alienígena Uau
O sinal durou 72 segundos, e até hoje não se repetiu e nem foi explicado.
[Imagem: NAAPO]

Sinal Uau

O astrônomo amador Alberto Caballero, que já conta com um portfólio científico de dar inveja a muitos astrônomos profissionais, acaba de sugerir uma possível origem para um sinal captado do espaço que até hoje permanece inexplicado.

Em 1977, Jerry Ehman e seus colegas da Universidade do Estado de Ohio, nos EUA, tentavam detectar sinais de civilizações extraterrestres quando se depararam com alguma coisa intrigante.

Com duração de 72 segundos e vindo da Constelação de Sagitário, o sinal era tão diferente de tudo o que já havia sido detectado até então que Ehman escreveu "Uau" (Wow) ao lado dos resultados impressos.

Apesar de décadas de tentativas e novas observações, ninguém até hoje conseguiu explicar o sinal ou captar alguma repetição dele, de forma que a possibilidade de que ele tenha sido emitido por uma civilização alienígena continua fazendo parte das considerações dos astrônomos.

"Foi sugerido que o sinal tivesse sido produzido por nuvens de hidrogênio dos cometas 266/P Christensen e P/2008 Y2. No entanto, essa hipótese foi rejeitada pela comunidade científica, e a fonte do sinal permanece desconhecida," escreveu Caballero.

Astrônomo sugere origem do sinal alienígena
As duas regiões demarcadas em vermelho mostram as possíveis origens do sinal.
[Imagem: Alberto Caballero]

Gêmea do Sol

Caballero então se voltou para a base de dados que está sendo construída pelo observatório Gaia, da Agência Espacial Europeia, lançado em 2013. O objetivo do telescópio GAIA é mapear a Via Láctea em 3D, o que já resultou nas observações de aproximadamente 1,3 bilhão de estrelas.

O astrônomo partiu de um raciocínio bastante simples: Se o sinal "Uau" se originou de alguma outra forma de vida inteligente, o mais provável é que essa civilização estaria vivendo em um exoplaneta semelhante à Terra, e um planeta assim provavelmente estaria orbitando uma estrela semelhante ao Sol.

Analisando a base de dados, ele encontrou uma estrela que atende a esses requisitos e que está na parte do céu de onde veio o sinal "Uau". Aparecendo no catálogo com o nome de 2MASS 19281982-2640123, a estrela é virtualmente uma gêmea do Sol.

A estrela "tem uma temperatura estimada de 5.783 Kelvin [5.500 ºC], um raio de 0,9965662 raio solar e uma luminosidade 1,0007366 vez a do Sol. Ela tem uma paralaxe de 1,81 miliarcossegundos, o que equivale a 552 parsecs, ou 1.801 anos-luz," escreveu o astrônomo.

Caballero afirma que agora os astrônomos podem direcionar seus telescópios para a estrela em busca de exoplanetas. Mas, como há outras estrelas candidatas na área que não podem ser descartadas, ele aconselha que se procure por exoplanetas em toda a região de onde o sinal "Uau" se originou.

Bibliografia:

Artigo: An approximation to determine the source of the WOW! Signal
Autores: Alberto Caballero
Revista: arXiv
Link: https://arxiv.org/abs/2011.06090
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Universo e Cosmologia
  • Exploração Espacial
  • Corpos Celestes
  • Telescópios

Mais tópicos