Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Ataques de asma poderão ser previstos por equipamento portátil

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/01/2008

Ataques de asma poderão ser previstos por equipamento portátil
O novo sensor portátil cabe no bolso e monitora continuamente o ar ao redor da pessoa portadora de asma.
[Imagem: Gary Meek]

Um novo equipamento eletrônico portátil poderá ajudar as pessoas portadoras de asma e outras alergias respiratórias a evitar a ocorrência de crises e ataques. Além de auxiliar o paciente, o aparelho deverá auxiliar os cientistas a descobrir o que exatamente desencadeia os ataques de asma.

Causas e sintomas da asma

Embora a ciência ainda não saiba exatamente porque algumas pessoas têm asma, os cientistas sabem que, uma vez que uma pessoa a tenha, seus pulmões irão apresentar uma reação exagerada a um estímulo ambiental, tensionando e causando falta de ar, o que é conhecido como ataque de asma.

"Nós estamos investigando se nós podemos voltar no tempo depois de um ataque de asma e ver o que estava acontecendo ambientalmente quando o ataque começou," explica a professora Charlene Bayer, da Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos.

Monitor de ar pessoal

O aparelho, que cabe no bolso, monitora continuamente o ar ao redor da pessoa que tem tendência a ataques de asma. Seus sensores medem os níveis de formaldeídos, dióxido de carbono, ozônio, dióxido de nitrogênio e compostos orgânicos voláteis, além de temperatura e umidade relativa do ar.

Os compostos orgânicos voláteis, conhecidos pela sigla em inglês VOC (Volatile Organic Compounds), são emitidos por produtos como tintas, materiais de limpeza, pesticidas, materiais de construção, mobiliário, ferramentas e materiais de escritório.

Coleta de material particulado

Além de detectar todos esses compostos químicos, o aparelho também coleta partículas do ar através de um filtro especial. Uma pequena bomba força o ar através do filtro de forma que uma determinada quantidade de partículas possa ser medida ao final de um período de amostragem. A composição das partículas coletadas poderá ser analisada posteriormente em laboratório.

Os pesquisadores agora querem miniaturizar ainda mais o aparelho e aumentar a sensibilidade dos sensores. Não há ainda previsão de chegada do equipamento ao mercado.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Saúde e Reabilitação
  • Saúde e Reabilitação
  • Sensores

Mais tópicos