Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Meio ambiente

Aterro de proporções épicas terá impacto colossal

Redação do Site Inovação Tecnológica - 27/10/2008

Aterro de proporções épicas terá impacto colossal
Proposta desenvolvida por engenheiros do MIT para ocupação dos 401 quilômetros quadradas do maior aterro do mundo.
[Imagem: ORG]

O aterro mais famoso do mundo é o do aeroporto internacional de Kansai, em Osaka, um dos quatro construídos em "ilhas artificiais" no Japão. Mas, com seus meros 4 km2, ele não é o maior, perdendo longe para o Palm Deira, que está sendo construído em Dubai e que terá residências, shoppings, clubes e áreas esportivas espalhados em uma área aterrada de 8,5 por 14 km (119 km2).

O maior aterro do mundo

O governo da Coréia do Sul, contudo, não quer deixar margens a dúvidas sobre qual será o maior aterro do mundo. As autoridades daquele país lançaram um concurso internacional para que arquitetos do mundo todo possam sugerir o melhor uso dos 400 km2 planejados para um aterro de proporções épicas que deverá ser construído na Baía de Saemangeum, na costa oeste do país.

Os arquitetos estão entusiasmados com as proporções do aterro, cuja escala está inaugurando uma nova categoria de projetos que já está sendo chamada de arte territorial. Pequenas cidades construídas em diversas ilhas artificiais deverão acomodar uma população de 600 mil habitantes.

Impactos ambientais do super aterro

Os biólogos e ambientalistas, contudo, estão em pé de guerra contra o projeto. A área é um banhado com uma riquíssima biodiversidade e local de reprodução de inúmeras espécies de aves endêmicas e migratórias, além de habitat de uma rica fauna de animais aquáticos.

Uma parte significativa de dano, contudo, já foi feita: um muro de contenção de 33 quilômetros de extensão já provocou danos ambientais irreversíveis. O governo da Coréia do Sul afirma que o projeto do novo aterro deverá levar esses danos em consideração e tentar revertê-los "na medida do possível."

A batalha já parece ter um vencedor: a pressão por áreas para novas construções é muito grande na Coréia, um país cujo território tem 70% de sua área coberta por montanhas.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Construção Civil
  • Impactos sobre o Meio Ambiente
  • Monitoramento Ambiental
  • Satélites Artificiais

Mais tópicos