Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Átomos artificiais unem eletricidade e magnetismo em memória revolucionária

Redação do Site Inovação Tecnológica - 10/04/2008

Átomos artificiais unem eletricidade e magnetismo em memória revolucionária
Gráfico mostra a medição da corrente elétrica fluindo através do nanotubo de carbono. A variação dessa corrente altera o spin do elétron, indicado pelas setas.
[Imagem: University of Copenhagen]

A memória dos computadores é construída com materiais magnéticos. Já os processadores funcionam a partir de sinais elétricos.

Agora, cientistas descobriram uma forma de juntar essas duas funcionalidades, eletricidade e magnetismo, em um novo conceito revolucionário de transístor.

Controle elétrico do magnetismo

A descoberta, quando totalmente desenvolvida, poderá revolucionar tanto a forma como se faz computação quanto a velocidade de processamento, que poderá se multiplicar várias vezes.

"Nós somos os primeiros a obter um controle elétrico direto dos menores magnetos encontrados na natureza, o spin de um único elétron. Isto abre enormes perspectivas no longo prazo," explica o Dr. Jonas Hauptmann, da Universidade de Copenhague, na Dinamarca.

Em 2006, cientistas holandeses conseguiram controlar o spin de um único elétron por meios indiretos (veja Cientistas manipulam o spin de um único elétron).

Átomo artificial

Os cientistas utilizaram nanotubos de carbono como transistores, colocando-os entre dois eletrodos. O spin de um único elétron, capturado pelo nanotubo, foi controlado diretamente pela variação da tensão elétrica.

A substituição dos transistores semicondutores por componentes orgânicos tem sido objeto de intensa pesquisa e avanços de vários tipos.

Memória revolucionária

"Nós trabalhamos com um conceito de transístor totalmente novo, no qual um nanotubo de carbono, uma única molécula orgânica, toma o lugar do tradicional transístor semicondutor. Nossa descoberta mostra que o novo transístor pode funcionar como uma memória magnética," diz Jens Paaske, outro pesquisador do grupo.

O controle direto, por meio da variação de uma corrente elétrica, de um elemento magnético, é um novo paradigma para a construção de computadores que vem sendo perseguido há muito tempo.

Caso o experimento possa ser replicado além das delicadas condições de laboratório, esta pesquisa pode se transformar em um marco que revolucionará a eletrônica e a informática.

Para conhecer outra pesquisa que busca a união das funcionalidades de materiais elétricos e magnéticos, veja Materiais capazes de mesclar eletricidade e magnetismo poderão revolucionar computação.

Bibliografia:

Artigo: Electric-field-controlled spin reversal in a quantum dot with ferromagnetic contacts
Autores: Jonas Hauptmann, Jens Paaske, Poul Erik Lindelof
Revista: Nature Physics
Data: 30 Mar 2008
Vol.: 4 No 4
DOI: 10.1038/nphys931
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Transistores
  • Magnetismo
  • Computadores
  • Spintrônica

Mais tópicos