Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Atração da Lua e do Sol contribui para causar terremotos

Com informações da Agência Brasil - 19/07/2016


Cientistas do Serviço Geológico dos EUA concluíram que a atração gravitacional da Lua e do Sol podem causar terremotos de baixa frequência na Falha de Santo André, o que permite prever grandes sismos.

A Falha de Santo André, que se estende ao longo de quase 1.300 quilômetros pela costa da Califórnia, é uma formação geológica entre duas placas tectônicas.

Ela acumula a tensão criada pelo movimento dessas placas ao longo do tempo e, eventualmente, provoca atrito. A última vez que isso aconteceu foi em 1906, provocando mais de 300 mil feridos e desabrigados na costa oeste norte-americana.

Para os pesquisadores, esses tremores de terra parecem ser desencadeados pela gravitação, que "comprime e estica" a crosta da Terra.

Como foi observado por Nicholas van der Elst, um dos autores do estudo, os tremores são mais intensos durante as duas semanas da Lua Crescente.

"Quando a Lua está 'puxando' na mesma direção em que a falha está deslizando, isso faz com que a falha deslize mais rápido," disse ele.

Como os terremotos geralmente tem epicentro mais profundo e os tremores reverberam para outras regiões, essa informação pode ser útil para prever a ocorrência de possíveis abalos sísmicos em outros locais, explica o sismólogo e coautor do estudo David Shelly.

Bibliografia:

Artigo: Fortnightly modulation of San Andreas tremor and low-frequency earthquakes
Autores: Nicholas J. van der Elst, Andrew A. Delorey, David R. Shelly, Paul A. Johnson
Revista: Proceedings of the National Academy of Sciences
DOI: 10.1073/pnas.1524316113
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Impactos sobre o Meio Ambiente
  • Exploração Espacial
  • Corpos Celestes
  • Mineração

Mais tópicos