Mecânica

Aerodinâmica de carros e aviões alterada com plasma

Atuadores de plasma alteram aerodinâmica de carros e aviões
Comparação da turbulência ao longo de um aerofólio usando atuador de plasma linear (esquerda) e em forma de serpentina (à direita).[Imagem: M. Riherd/APRG]

Aerodinâmica variável

Não são poucos os filmes de ficção científica que mostram carros ou aviões que mudam de formato para se adequar às exigências de cada situação.

Isso agora está virando realidade, e alterando uma das características mais valorizadas em veículos dos mais diversos tipos: a aerodinâmica.

Mark Riherd e Subrata Roy, da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, desenvolveram atuadores de plasma que permitem alterar a aerodinâmica de uma superfície ao toque de um botão.

Plasma é uma sopa de partículas carregadas eletricamente - lembre-se da tecnologia usada nas telas de plasma.

Um atuador é um dispositivo que transforma um tipo de energia em outro.

Os atuadores de plasma geram uma força de forma similar ao vento iônico.

Ao contrário de outras técnicas de controle do fluxo de fluidos - o que inclui o ar - a geometria dos atuadores de plasma pode ser alterada facilmente.

Os dois pesquisadores descobriram que projetar os atuadores em forma de serpentina oferece maiores níveis de flexibilidade e versatilidade.

"Nosso dispositivo em forma de serpentina terá aplicações na redução dos custos de combustível associados com o arrasto em automóveis ou aeronaves, minimizando o ruído gerado no sobrevoo de áreas povoadas, otimizando a mistura ar-combustível para uma combustão mais eficiente e aumentando a transferência de calor pela geração de uma turbulência local," disse Riherd.

Bibliografia:

Serpentine Geometry Plasma Actuators for Flow Control
Mark Riherd, Subrata Roy
Journal of Applied Physics
Vol.: 114, 083303
DOI: 10.1063/1.4818622




Outras notícias sobre:

Mais Temas