Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Auto-escola virtual: programa ensina adolescentes a dirigir

Redação do Site Inovação Tecnológica - 20/03/2008

Auto-escola virtual: programa ensina adolescentes a dirigir

Direção defensiva

Um simulador de direção gratuito foi desenvolvido e está sendo distribuído pela internet para ensinar aos adolescentes como antecipar riscos e evitar acidentes de trânsito.

O programa, desenvolvido por engenheiros da Universidade de Massachusetts, tem por objetivo complementar o aprendizado de direção dos adolescentes, que geralmente aprender a dirigir com os pais ou colegas, sem um acompanhamento técnico adequado.

"Agora nós sabemos, baseados em nossos próprios estudos e nos de outros pesquisadores, que os motoristas novatos não antecipam perigos, eles não estão olhando para lugares nas vias onde há um risco em potencial," diz o pesquisador Donald Fisher.

Falta de atenção

Outro problema detectado pelos pesquisadores foi a falta de atenção dos motoristas jovens. "Por exemplo, nós descobrimos que os motoristas novatos gastam muito mais tempo olhando para outros pontos que não a estrada à sua frente do que os motoristas experientes," diz Fisher.

Treinamento em Percepção e Consciência de Risco

O programa, chamado Treinamento em Percepção e Consciência de Risco, foi criado a partir da análise dos relatórios policiais de acidentes de trânsito, que indicam que faltam aos motoristas novatos três habilidades básicas necessárias para se evitar batidas: antecipação do perigo, manutenção da atenção e capacidade de evitar o perigo.

A antecipação do perigo se refere a saber onde olhar para detectar o risco. A manutenção da concentração tem a ver com a concentração na via de trânsito. E a capacidade de evitar o perigo está relacionada a técnicas especiais de direção, como o controle em caso de derrapagens, por exemplo.

Simulador de direção gratuito

O programa gera um verdadeiro ambiente de treinamento virtual, com a tela do computador dividida em três seções, equivalentes à frente e às duas laterais do carro. O simulador roda em computadores PC comuns, sem necessidade de qualquer acessório adicional.

Para baixar o programa, visite o Human Performance Laboratory (www.ecs.umass.edu/hpl) e clique na opção "Young Drivers" (jovens motoristas).

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Software Livre
  • Tecnologia Automotiva
  • Veículos
  • Simuladores

Mais tópicos