Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Avatares realísticos para criar zoológico virtual

Redação do Site Inovação Tecnológica - 30/07/2018

Avatares realísticos para criar zoológico virtual
O truque está em partir de traçados esquemáticos do animal e ir refinando o avatar com base nas imagens.
[Imagem: Silvia Zuffi et al. (2018)]

Zoológico virtual

Os zoológicos sempre tiveram seu papel na educação ambiental e na preservação de espécies ameaçadas de extinção, mas, com a mudança nas legislações e na própria forma de lidar com o meio ambiente, agora são os zoológicos que estão ameaçados de extinção.

Como fazer então para que as crianças do futuro possam ver animais de maneira mais realística, fora dos documentários da televisão?

Uma equipe do Instituto de Sistemas Inteligentes de Tubingen, na Alemanha, acredita que a saída está na realidade virtual: Criar animais tão realísticos que vê-los em um ambiente 3D não deixará nada a dever àqueles dentro de jaulas - com a vantagem de que os avatares nunca estarão dormindo quando você quer vê-los.

Antes que o primeiro zoológico virtual seja inaugurado, contudo, a equipe pretende usar sua tecnologia para criar animais realísticos para filmes e ganhar algum dinheiro com animais de estimação virtuais.

Avatares de animais

"Popular o mundo virtual com animais costuma representar um bocado de trabalho manual. Você não pode trazer um tigre para o laboratório para que ele seja escaneado e você não pode levar escâneres caros para a natureza," explica o professor Michael Black. Ou seja, não dá para usar nos animais os mesmos sensores usados pelos atores para criar avatares humanos.

A equipe então desenvolveu uma técnica de processamento de imagens que parte de fotos comuns dos animais (2D) e cria sua estrutura tridimensional (3D), incluindo seus movimentos.

O novo método exige apenas algumas fotos de um animal tiradas de diferentes pontos de vista.

Avatares realísticos para criar zoológico virtual
A equipe pretende varrer milhares de imagens de cada animal para dar uma resolução total a cada avatar.
[Imagem: Silvia Zuffi et al. (2018)]

"Ao contrário de outras abordagens, as imagens das quais os avatares são gerados também podem vir de diferentes câmeras. O programa de computador oferece resultados tão convincentes porque não parte do zero. A chave é começar com uma forma 3D grosseira que pode explicar as formas de muitos animais e depois refiná-la com base nas imagens," explica Black.

"Você poderia fazer uma fortuna fazendo isso para animais de estimação das pessoas," prevê Black.

A equipe agora pretende deixar o programa totalmente automatizado, para que ele possa varrer milhares de imagens de animais na internet para deixar seus avatares o mais realísticos possível.

Bibliografia:

Artigo: Lions and Tigers and Bears: Capturing Non-Rigid, 3D, Articulated Shape from Images
Autores: Silvia Zuffi, Angjoo Kanazawa, Michael J. Black
Revista: Proceedings of the IEEE Conference on Computer Vision and Pattern Recognition
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Imagens 3-D
  • Realidade Virtual
  • Inteligência Artificial
  • Monitoramento Ambiental

Mais tópicos